O Presidente do Conselho Diretor da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Alexandre Poni, e o Presidente Executivo da Entidade, Antônio Claret Nametala, receberam o embaixador da África do Sul no Brasil, Vusi Mavimbela, nesta quarta-feira, 1º de dezembro, durante uma visita de prospecção de negócios. A recepção ocorreu na sede da Associação (Barão Homem de Melo 2200), no início da tarde.
Também participaram da visita: o Gerente de Importação do Supermercado Verdemar, Henrique Horta; o Gerente de Importação do Supernosso, Jean Charles Godard, e a conselheira econômica da embaixada, Maria Cecilia Iturralde.
O principal objetivo da visita foi, principalmente, incentivar novos negócios entre a África do Sul e o Brasil, especialmente, com o setor supermercadista de Minas Gerais. “A nossa missão é procurar oportunidades, e as maiores oportunidades estão na economia e nos negócios. Portanto é uma missão de descobrimento, estamos aqui para procurar investimentos entre os dois países”, disse o embaixador em sua fala inicial.
Ele lembrou que o Brasil é uma das maiores economias do mundo, e a África do Sul, uma das maiores do continente africano, o que significa um grande potencial de negócios entre os dois países. “A África do Sul é um país grande, mas ainda há muitas possibilidades de crescimento, de oportunidades para outros países”, informa o embaixador. Para ele, o país é ainda um ponto de entrada de investimentos em toda a região. “A África do Sul não é só um país, mas uma janela para todo o continente”, observa.
Supermercados
O embaixador sul-africano disse que está no Brasil há “muito pouco tempo”, mas já percebeu que os supermercados aqui são muito diferentes dos de seu país quanto ao mix comercializado. Isso que significa mais oportunidades de intercâmbio comercial no varejo supermercadista entre os dois países.
Maria Cecilia lembrou, por exemplo, que o brasileiro produz e consome muito café, e que a África do Sul tem um tipo de biscoito equivalente ao pão de queijo mineiro e que poderia ser um produto comercializado nos supermercados aqui no Brasil.
Alexandre Poni informou que sua rede de supermercados, o Verdemar, já trabalha com dois produtos importados da África do Sul, vinho e tempero. Ele questionou ao embaixador Mavimbela se há alguma feira voltada para o segmento supermercadista no país africano para que os empresários e compradores do setor em Minas Gerais possam visitar e conhecer melhor os produtos.
Superminas
Claret sugeriu que há duas formas de aproximação entre os supermercadistas mineiros e os fornecedores sul-africanos. Uma é a organização de uma missão empresarial àquele país. A outra maneira é a participação de empresários da África do Sul na Superminas, que em 2022 será realizada nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. Claret sugeriu, por exemplo, a criação de um espaço para apresentação de produtos sul-africanos na área de feira da Superminas.
O embaixador Mavimbela achou a ideia interessante. “Vamos trabalhar nessa direção”, disse ele.
Alexandre Poni ressaltou que, no caso de uma missão empresarial à África do Sul, ela deveria ocorrer para visitar uma feira de negócios do segmento. “Seria interessante essa missão estar associada a alguma feira, para poder conhecer bem os produtos”, sugeriu. “Queremos fazer business”.
Mineiridade
Ao final da visita, o presidente da AMIS, Alexandre Poni presenteou o embaixador e sua comitiva com um kit contendo mais informações sobre a AMIS e alguns produtos tipicamente mineiros.
Da esquerda para a direita: O Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala; o Presidente do Conselho Diretor da Entidade, Alexandre Poni; o embaixador, Vusi Mavimbela; a conselheira econômica da embaixada, Maria Cecilia Iturralde; o Gerente de Importação do Verdemar, Henrique Horta; e o Gerente de Importação do Supernosso, Jean Charles Godard
Fotos: Ignácio Costa/AMIS
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05