Supermercados mineiros apostam em vendas 4,25% maiores neste Natal
13/12/2021 às 18:11

Os supermercadistas mineiros acreditam que as vendas neste Natal vão ser melhores em relação à sazonalidade do ano passado. A aposta é de um desempenho de 4,25% maior. Esse é o resultado de uma sondagem feita pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresas em todo o estado durante o mês de novembro.     

Com o sentimento de familiaridade e a importância dos encontros em casa, que ficaram ainda mais fortes e significativos durante a pandemia, e com a população praticamente toda vacinada, as comemorações deverão ganhar ainda mais espaço. É nisso que os supermercados estão apostando e sempre com um sortimento bem preparado para atender a todos os consumidores.  “As famílias têm no Natal e em todo o final de ano um período para encontro, para confraternização e comemorações e os supermercados se prepararam para atender às demandas dessas festividades de todos os perfis de clientes”, afirma o Presidente Executivo da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Antônio Claret Nametala.     

A sazonalidade de Natal é o melhor período de vendas para o setor no ano, impactando todas as categorias. Mas as maiores apostas estão nos produtos típicos. Uma novidade neste ano na sondagem é a cesta de Natal. Na sondagem da AMIS, quando perguntado “em que outra categoria está apostando?”, essas cestas foram citadas por 20,83% dos entrevistados. O restante das citações foi pulverizado em todo o mix típico do período.    

O panetone, por exemplo, deverá ter uma demanda de 4,87% maior. Já na cerveja, a expectativa é de mais 4%.  Nas carnes diversas, a aposta é de um crescimento de 3,91%.    

As projeções neste ano estão abaixo das de 2020. Exatamente porque no ano passado a grande aposta era nas comemorações exclusivamente em casa devido ao quadro mais grave da pandemia. “O papel dos supermercados, como setor essencial na vida das pessoas, é estar preparado, com sortimento variado e com bom atendimento, mas, obviamente, quem define é o consumidor”, ressalta Claret.      

Expectativa de desempenho por algumas categorias:   

   

PRODUTOS    

2021    

Panetone    

4,87%    

Vinhos       

2,65%    

Cervejas    

4,00%    

Bebidas quentes     

3,25%    

Peru    

1,83%    

Outras aves típicas    

3,37%    

Carnes diversas    

3,91%    

Geral     

4,25%   

   

 

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080