Se a rede Target Supermercados foi o destaque no 1º dia, no 2º dia, o destaque ficou por conta do presidente e CEO do Walmart norte americano, John Furner, que falou sobre compromissos para melhorar a diversidade, equidade e inclusão (DE&I) e reafirmou a importância de redes varejistas estarem abertas e serem transparentes neste movimento. O mesmo ocorreu no painel entre os executivos da Best Buy, Savage X, Marjani Beauty e Albertsons Companies, que apresentaram suas experiências sobre a implementação em suas empresas. Cabe destacar que, o 2º dia de NRF ocorreu no dia de Martin Luther King Jr., um dos três feriados nacionais dos Estados Unidos em comemoração a uma pessoa.
Fora das quatro linhas, o que se falou sobre o Walmart foi sobre os movimentos silenciosos da rede americana na direção das criptomoedas ou porque não grocerymoedas e nas coleções de NFTs, uma vez que a rede registrou várias marcas no fim de 2021. Para quem não conhece, NFTs é a sigla para "non-fungible token", ou seja, um tipo especial de token criptográfico que diferentemente das criptomoedas como o bitcoin e de vários outros tokens utilitários, não são mutuamente intercambiáveis.
Outro destaque do 2º dia foi a visão de futuro do CEO da Ralph Lauren, Patrice Louvet, que falou sobre oportunidades para aprender "como ganhar dinheiro com o metaverso" (mundo virtual que tenta replicar a realidade), destacando o engajamento de marcas com o jovem, seu principal público-alvo.
Este destaque segue na mesma linha da Kate Ancketill, que levantou no 1º dia, a importância do varejo observar o movimento do micro fulfillment (armazém de pequena escala localizado em áreas urbanas, mais próximas do consumidor final), do alt-commerce (venda on-line de forma divertida, nas redes sociais, em games, em live streaming, em comunidades que trocam, emprestam, alugam) e do metaverso, uma vez que em 2030, 50% da população será de nativos digitais.
Ainda falando de logística, uma preocupação do presidente da NRF, Matthew Shay, é devida às interrupções na cadeia de suprimentos nos EUA em algumas categorias, por causa da Covid-19, cepa ômicron, o que deve ocorrer por aqui também.
Por fim, o segundo dia da Retail’s Big Show, ainda contou com a visão da McKinsey sobre o setor supermercadista, retratando o avanço do mercado on-line em apenas alguns meses, destacando os desafios para a cadeia de suprimentos e a escassez de mão de obra. Ao final, fez questão de afirmar que a pandemia mudou para sempre o cenário dos supermercados.
Para o consultor e especialista em inteligência e acesso a mercado, Gustavo Vanucci, a NRF 2022 está preocupada em fazer a diferença na vida dos consumidores. Esta edição vem discutindo mais a transformação social do que a digital, mesmo que ambas andem juntas. Conclui que é a hora de saber o que realmente faz a diferença na mente dos clientes.
Veja mais em: https://nrfbigshow.nrf.com/
Créditos Fotos: Jason Dixson Photography
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