No que tange a liderança, a diretora administrativa do Morgan Stanley, Carla Harris, compartilhou seus aprendizados sobre recuperação econômica, consumismo e diversidade. O ponto alto foi a necessidade de se tornar um líder poderoso, influente e impactante diante um cenário de incertezas e surpresas, uma vez que estamos vivenciando incertezas geopolíticas e aumento da inflação, fatos que afetam diretamente a cadeia de suprimentos e o mercado de trabalho.
No final ela trouxe como reflexão a necessidade de ganhar a confiança do time, já que em épocas de turbulência os colaboradores anseiam por estabilidade e precisam ter a certeza de que seus líderes estão sendo transparentes. Para isso é importante criar um ambiente que antes de atrair, precisa ter uma cultura para reter os talentos.
Outro destaque do dia, foi a palestra de Pete Nordstrom, que falou sobre “A arte e a ciência (dados) do merchandising” e anunciou duas parcerias: com ASOS e a Fanatics.
Com a ASOS o foco está em transportar e ser um local para coletar e devolver pedidos online, uma vez que a marca possui penetração com os jovens de 20 e poucos anos.
Com relação a parceria com a Fanatics, a Nordstrom busca repensar o seu negócio e Pete Nordstrom afirmou que "... a pandemia trouxe a necessidade de enxergar novas oportunidades, como por exemplo, ajudar as marcas, que ainda não estão disponíveis em muitos lugares, a se tornarem mais conhecidas".
Já Javier Quiñones, CEO da IKEA nos EUA, falou sobre o compromisso da empresa com as pessoas e o planeta. Citou o objetivo de ser um negócio circular, trabalhar com programa de recompra e revenda para dar vida aos móveis usados IKEA, além de investir em parques solares e eólicos.
Para Gustavo Vanucci, a NRF 2022 vivenciou todas incertezas e surpresas para manter a feira no formato presencial, situação também vivenciada pelo varejo físico. Por outro lado, foi destacada a importância dos varejistas e indústrias voltarem à base e se unirem para compreender o comportamento do consumidor, conhecer sua realidade e o que realmente motiva o processo de tomada decisão na escolha de um supermercado.
Será o METAVERSO (mundo virtual que tenta replicar a realidade), o NFT (token criotográfico não intercambiável), as CRIPTOMOEDAS, o LIVE COMMERCE (venda na internet com transmissões ao vivo) ou será a HUMANIZAÇÃO, ECONOMIA CIRCULAR e DE&I (diversidade, equidade e inclusão) que irão sair na frente e impactar a mente do consumidor nos próximos anos? Essa é uma pergunta que deve ser refletida nas empresas.
Veja mais em: https://nrfbigshow.nrf.com/
Créditos Fotos: Jason Dixson Photography
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