Bretas abre mais espaço no quadro de colaboradores para jovens sem experiência
11/02/2022 às 16:25

O setor supermercadista sempre foi reconhecido como um dos grandes empregadores de mão de obra de primeiro emprego. Isto é, grande parte do quadro de colaboradores tem no setor sua primeira oportunidade formal de trabalho.  A rede Bretas de Supermercados, com atuação em Minas Gerais e em Goiás, tem intensificado esse trabalho de abrir as portas para os jovens.

Um exemplo disso é o  operador de supermercado, Pedro Henrique Arantes de Sousa, 18 anos (foto ao alto).  Aos 17 anos, ele  entrou como Jovem Aprendiz na loja de Jataí (GO) e, antes de acabar o contratado, foi efetivado. “Ser aprendiz foi uma grande oportunidade. Os empregadores sempre pedem experiência, que era algo que eu não tinha. Vejo isso também acontecer com os meus amigos”, revela.

Ele ainda confessa que  foi uma grande oportunidade de ter uma carteira assinada e ainda o permitiu ter sua primeira fonte de renda. “Aprendi a gerir o meu dinheiro e a ter relações profissionais. O valor da bolsa não é muito, mas também não é pouco, que me ensinou a ter um melhor controle dos meus gastos,” revela o profissional. Hoje ele é independente financeiro da família e até mora sozinho.

"Não pensei duas vezes”

1Já em Formosa, também em Goiás,  Ronaldo Ribeiro da Costa Júnior, de 19 anos (foto ao lado), também conseguiu o primeiro emprego de carteira assinada após ser Jovem Aprendiz, contratado via Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), por aproximadamente dois anos.  Ele foi efetivado como assistente de inventário da loja de Formosa no ano passado. “Após acabar meu contrato como aprendiz, fiquei quase um ano fora, aguardando a minha carteira de reservista. Mas surgiu a oportunidade e, devido a minha boa passagem aqui, fui convidado a participar”, explica.

Ronaldo complementa que o período como Jovem Aprendiz foi fundamental para adquirir experiência e mais responsabilidades e, assim, conseguir uma vaga de trabalho com a carteira assinada. “Desde os 14 anos trabalho informalmente, mas quando consegui ser fichado, agarrei a oportunidade e não pensei duas vezes”, afirma.

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080