Cada vez mais essenciais no atendimento à população no abastecimento dos lares e na prestação de serviços, os supermercados mineiros inauguraram 106 unidades em 2021. Os novos pontos de venda foram responsáveis pela criação de 10.714 postos formais de trabalho ao longo do ano em todo o estado. Com a expansão em 2021, os supermercados mineiros totalizaram 10.664 lojas e 358.714 empregos diretos, segundo levantamento da Associação Mineira de Supermercados (AMIS).
Com crescimento de 3,10% nas vendas, o setor fechou o ano com faturamento R$ 63,39 bilhões em 2021. Os números levam em conta a nova metodologia nacional de cálculos dos dados do setor aplicada para o fechamento de 2020, (que inclui todos os formatos de distribuição do segmento - lojas de vizinhança, hipermercados, minimercados, e-commerce (vinculados a lojas físicas ou não), mercearias, atacarejos e venda por aplicativos) e sobre o qual incide o crescimento em 2021.
Esses novos empreendimentos demandaram investimentos de R$ 1,04 bilhão. “Além desses aportes, os supermercados investiram muito na transformação digital, em reforma e modernização de lojas e na proteção de colaboradores e clientes para evitar o contágio do novo coronavírus”, explica o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala.
Claret diz também que, apesar da expansão, o setor viveu um 2021 de muitas incertezas quanto à pandemia, e até de fechamento de lojas por determinação de decretos municipais, principalmente, no primeiro semestre. “Com o avanço da vacinação e seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde, foi possível atender a população nas suas demandas diárias com qualidade e segurança, mas isso representou um desafio muito grande para o segmento”, detalha.
PROJEÇÕES 2022 - Mais investimentos e expansão em 2022
As projeções do setor para este ano são de mais investimentos. O número de novas lojas deverá ser inferior ao que foi registrado em 2021, porque parte das inaugurações no ano passado estava prevista para 2020, o que precisou ser adiado devido à pandemia. Isso acabou refletindo em mais aberturas no ano passado. A projeção da AMIS é de que 85 novas unidades sejam abertas no ano, com aportes de R$ 850 milhões e cerca de 9.350 novos empregos gerados com essas inaugurações.
Com a cobertura vacinal na casa dos 85% da população e a retomada mais forte da economia, a expectativa é de um crescimento real de 3,20% ao ano, ligeiramente superior ao resultado de 2021. “Com diminuição dos índices de desemprego e, esperamos, com a pandemia praticamente superada, estamos cautelosos, mas confiantes em um ano positivo para o setor”, projeta Claret.
Além disso, a substituição do Bolsa Família pelo Renda Brasil, chegando a mais famílias e com um valor superior, vai promover o acesso de mais pessoas ao consumo, principalmente nas classes sociais sem renda formal. O anúncio da antecipação do 13º para aposentados e dos saques do FGTS deverá trazer mais recursos à população e melhorar os índices de demandas.
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