Vilma Alimentos tem novo diretor comercial
12/05/2022

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV),  Joelis Boraschi é o novo diretor comercial da Vilma Alimentos, tradicional indústria mineira, com sede em Contagem.

Boraschi assume o cargo em substituição a Thiago Costa, que ocupará a diretoria executiva. Na diretoria executiva da Vilma Alimentos, o empresário terá como foco o incremento a projetos para melhoria de competitividade e rentabilidade da companhia, como a fábrica de biscoitos laminados de Betim (MG), localizada na região metropolitana de Belo Horizonte,  em funcionamento desde abril deste ano.

"Consideramos que o potencial de Boraschi e sua vasta experiência num setor cada vez mais competitivo serão fundamentais para o nosso planejamento estratégico de vendas e de posicionamento de mercado”, afirma Thiago Costa.

Diretor comercial de empresas como a Vitafor e Fini Guloseimas, gerente comercial da Bimbo Alimentos  e gerente de vendas da Primo Schincariol e Ambev,  todas no estado de São Paulo,  Joelis Boraschi assume o cargo num momento em que a Vilma,  player no ramo alimentício, vislumbra outros cenários.  Na nova função, ele será responsável por incrementar ainda mais a presença da Vilma Alimentos não apenas em Minas Gerais, mas expandindo-a para estados como ES, BA, SP, RJ, entre outros.

“Vamos trabalhar em parceria com a direção e o grupo de colaborares da Vilma, tradicional empresa mineira que ao longo desses 96 anos vem se consolidando no mercado, atentos ao que há de mais atual em otimização de vendas e liderança”, ressalta Boraschi.

MERCADO - O mercado de biscoitos é muito grande no Brasil. O país é o quarto maior consumidor de biscoitos do mundo e o 15º em consumo per capita.  Considerado um dos players no segmento, o Brasil faz parte dos 20 maiores fornecedores em âmbito global.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi)  mostram que as indústrias de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos faturaram US$ 245,5 milhões em 2021 nas exportações. Números que representam uma alta de 25% se comparado a 2020,com US$ 196,3 milhões.  

INVESTIMENTOS - Com 96 anos de história, a Vilma Alimentos iniciou no ramo de biscoitos em 2014, com  aquisição da Krokero, em Juiz de Fora. Desde então, na Zona da Mata mineira são produzidos rosquinhas e sortidos em diferentes gramaturas, recheados, sequilhos, amanteigados e a linha Chocker: 700 toneladas por mês, com vendas  nos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

Referência também na produção de massas e nos segmentos misturas e refrescos, a Vilma Alimentos acabou de inaugurar, em abril,  a nova fábrica de biscoitos laminados, em Betim (MG), com  a linha Cream Cracker e Maisena, feitos em cilindros rotativos. 

A partir do segundo semestre a meta é quadruplicar a capacidade máxima de produção de laminados, estimada hoje em 1.800 toneladas/mês.

HISTÓRIA - A então empresa Domingos Costa foi fundada  em 1925 pelo casal Domingos e Josephina Costa. Os negócios começaram em Belo Horizonte, por meio da produção de massa artesanal de receitaDesde 2012, o grupo é gerido pela quarta geração da família Costa:  os irmãos Patrícia (presidente), Paschoal e Thiago Costa.

Com matriz em Contagem (MG), região metropolitana de Belo Horizonte,  a indústria  produz 41 mil toneladas de alimentos por mês, gera quase 2.000 empregos diretos e tem uma cartela de 26 mil clientes.  Em 2021, teve umaprodução total de 145.000 toneladas.

Destaca-se ainda com a  linha de condimentosfarinha, misturas e refrescos, da Pirata e Yara Alimentos, adquiridas pelo grupo.

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