Após compra do BIG, Grupo Carrefour Brasil terá novo Conselho local
08/06/2022 às 11:15

Com a conclusão da aquisição do Grupo BIG,  o Grupo Carrefour Brasil inicia uma nova etapa em sua trajetória de 47 anos no Brasil. Um novo Conselho, formado por Alexandre Bompard (CEO global do Grupo Carrefour), Abilio Diniz (presidente do Conselho de Administração da Península Participações), Patrice Etlin (Managing Partner da Advent International na América Latina), Vânia Neves e Claudia Almeida e Silva, além de outros nomes (lista completa abaixo), trará uma combinação de conhecimentos e experiências sem precedentes ao Carrefour Brasil, sob comando do CEO Stéphane Maquaire e seu Comitê Executivo.

Maquaire contará com a contribuição de membros do Conselho nos Comitês Estratégicos da companhia, apoiando seu time em iniciativas-chave como a integração do Grupo BIG, crescimento das plataformas digitais, retenção de talentos e cultura. Alexandre Bompard será o Chairman do Conselho e Abilio Diniz, Vice-Chairman. O novo modelo propiciará maior sinergia de todo o ecossistema do Grupo Carrefour Brasil, focando, entre outros, no crescimento mais acelerado de iniciativas voltadas ao digital.

O novo Conselho (cujos nomes precisarão ser aprovados em Assembleia Geral Extraordinária) faz parte de uma evolução do trabalho bem conduzido que transformou o Carrefour no maior grupo varejista alimentar do Brasil, líder em diferentes segmentos, como o atacarejo, e com um ecossistema completo de iniciativas integradas.

“Estamos vivendo um momento único em nossa trajetória no Brasil, criando um atendimento verdadeiramente integrado aos nossos clientes, não importa se fisicamente nas lojas ou em nossos canais digitais. Queremos fazer de nossa presença um forte impulsionador econômico e social, atuando em rede colaborativa com produtores e fornecedores locais, que ganham abrangência nacional por meio de nossa rede de lojas. Vamos trabalhar juntos, contribuindo com o desenvolvimento de produtos e serviços acessíveis e de qualidade para nossos clientes. Eles são e continuarão sendo o centro das decisões e terão uma experiência de excelência de serviços em todos nossos canais”, afirma Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour

Carrefour + BIG

Após a integração do BIG ao Carrefour Brasil, o grupo terá mais de 1000 pontos de venda e 150 mil colaboradores, o maior empregador privado do país. A complementariedade geográfica, um dos pontos centrais dessa fusão, eleva a presença do Grupo no Nordeste para mais de 250 lojas. Já na região Sul, o número de lojas vai triplicar, passando para aproximadamente 200 pontos de venda.

A complementaridade dos dois grupos enriquecerá o ecossistema de produtos e serviços do Grupo Carrefour Brasil, que atualmente atende a mais de 45 milhões de clientes por mês, e ampliará a sua base para mais 15 milhões de consumidores do Grupo BIG.

Até o momento, o montante de sinergias identificadas pelo Grupo Carrefour Brasil, na união com o BIG, adicionará R$ 2 bilhões anuais ao EBITDA ajustado do Grupo a partir de 2025.

Novo Comex

Esta nova etapa do grupo Carrefour Brasil também inclui mudanças em seu Comitê Executivo (Comex), expressada pela integração entre as equipes do Carrefour Brasil e do BIG, contando com a chegada de importantes profissionais para áreas-chave, como Varejo, Digital, Comunicação, Real Estate. Agora, são 12 executivos e executivas (lista completa abaixo). A nova liderança tem equilíbrio entre profissionais que fazem parte do Grupo Carrefour, colaboradores que vêm do Grupo BIG e executivos do mercado.

A participação de mulheres no topo da liderança da companhia também foi ampliada, passando a representar 33% do total dos executivos, contemplando áreas corporativas e áreas de negócio.

Estrutura da Operação

O pagamento pela transação, já formalizado com a efetivação da transação financeira, ocorreu 70% em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Grupo Carrefour Brasil. A participação acionária da companhia fica distribuída da seguinte forma: 67.7% para o Grupo Carrefour Global; 7.2% para a Península Participações e 5.6% para Advent International e Walmart. O pagamento em ações materializa a confiança da Advent International na valorização do Grupo.

Investidores comprometidos

A Península Participações, empresa de investimentos da família Abilio Diniz, atualizou seu acordo de acionistas com o Carrefour Brasil, reafirmando seu compromisso de longo prazo com a companhia.

“Tenho muito orgulho do trabalho feito no Carrefour Brasil, que se tornou o maior varejista alimentar e o maior empregador privado do país. O papel do Conselho será o de trazer valiosos inputs estratégicos neste momento tão fundamental”, explica Abilio. “Pretendo também contribuir, como vice-chariman do Conselho, em temas ligados à retenção e atração de talentos e cultura, compartilhando experiências adquiridas em mais de cinco décadas no varejo alimentar”, completa.

A presença no Conselho de Patrice Etlin, da gestora de private equity Advent, permite que o processo de integração com o Grupo Big seja realizado com a experiência de quem tem um longo track record de sucesso e conhecimento intrínseco de toda a estrutura do Grupo Big, além de grande experiência na gestão de empresas de varejo no Brasil e no exterior.

“A soma de Carrefour e Big resultará em uma empresa não apenas robusta e forte, mas líder em segmentos como o de inovação. O Big traz marcas e lojas complementares às do Carrefour, e o Carrefour terá novos produtos e serviços a serem disponibilizados aos clientes Big”, comenta Patrice. “Nossa experiência à frente do Big nesses últimos anos demonstrou a importância de uma gestão local, ágil e dinâmica, e ficamos empolgados em apoiar o Carrefour Brasil nessa fase que começa agora”. 

Lista do novo conselho do Carrefour Brasil

  • Alexandre Bompard (CEO global do Grupo Carrefour)
  • Abilio Diniz (presidente do Conselho de Administração da Península Participações)
  • Claire du Payrat (Diretora de Financial Planning do Grupo Carrefour)
  • Claudia Almeida e Silva (membro independente)
  • Eduardo Rossi (vice chairman da Península Participações)
  • Elodie Perthuisot (Chief Digital Officer global do Grupo Carrefour);
  • Jérôme Nanty (Chief HR and Property Officer)
  • Laurent Vallée (General Secretarie global do Grupo Carrefour);
  • Matthieu Malige (CFO global do Grupo Carrefour e ex-presidente do conselho no Brasil);
  • Patrice Etlin (Managing Partner da Advent International na América Latina)
  • Stéphane Maquaire (CEO do Grupo Carrefour Brasil)
  • Vânia Neves (membro independente)

Novo Comex do Grupo Carrefour Brasil

  • Ana Hieaux (nova integrante): Vice-presidente Jurídica e Compliance
  • Carlos Mauad: CEO do Banco Carrefour Soluções Financeiras
  • Catia Porto: Vice-presidente de Recursos Humanos
  • Daniel Mora (novo integrante): CEO do Varejo
  • David MurcianoVice-presidente de Finanças e Relações com Investidores
  • Liliane Dutra (nova integrante): CEO do Carrefour Property, área imobiliária e ativos
  • Marcelo Tardin (novo integrante): Vice-presidente de Transformação
  • Marco Oliveira: CEO do Atacadão
  • Maria Alicia Lima (nova integrante): Vice-presidente de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa
  • Samuel James: Vice-presidente de Inovação e Digital
  • Sébastien DurchonVice-presidente de Integração
  • Vitor Faga (novo integrante): CEO do Sam's Club
(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080