Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa-MG
O que todos os apreciadores já tinham como praticamente certo está confirmado. O queijo Minas Artesanal da região da Canastra é o melhor do mundo. Quem garante é o site norte-americano Taste Atlas, especializado em culinária mundial. O resultado do levantamento foi divulgado na última terça-feira, 21 (classificação abaixo).
Além, é claro da comemoração de produtores da região, e de todos os mineiros que se orgulham de ter os melhores queijos do mundo, a notícia foi comemorada pelos órgãos oficiais do governo mineiro. A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que presta assistência técnica e extensão rural a muitos produtores de queijos artesanais mineiros, também saudou o bom desempenho do produto apontado pelo Taste Atlas.
“O reconhecimento da qualidade dos queijos mineiros e em particular, nesse momento, do Queijo Minas Artesanal, produzido na região produtora Canastra, muito nos orgulha” ressalta o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia. Para ele, a conquista é o resultado conjunto de todo o sistema de Agricultura do Estado, como Secretaria de Agricultura, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig). “Ninguém faz nada sozinho”.
Proprietários da Fazenda São Bento Vargem Grande e da Queijaria J & C, ambas no município de São Roque de Minas, Maria Aparecida de Freitas e Jadir da Costa também festejam a novidade. “Muito importante. Não só para a gente, mas pra todos os produtores. Isso vai agregar mais valor monetário e confirmar, ainda mais, a boa qualidade do produto”, conclui Maria Aparecida.
O gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocam), Higor Douglas de Freitas, exalta a conquista, “O Taste Atlas é como se fosse um guia de viagem. Ele recebe informações dos usuários e vai ranqueando”, explica, acrescentando que se trata da avaliação de consumidores do queijo mineiro. “A gente fica feliz. É uma conquista expressiva, pois reconhece cada vez mais a qualidade do nosso queijo e o trabalho dos produtores para entregar um bom produto aos consumidores”, argumenta.
A Aprocam tem sede no município de São Roque de Minas e reúne 70 filiados. Para ser considerado o legítimo Queijo Minas Artesanal da Canastra. (Com informações da Agência Minas)
Autenticidade
A Aprocan esclarece que, para ser autêntico, o Queijo da Canastra precisa ser feito em São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí ou Piumhi. São os sete municípios que formam a área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra.
O tipo de pastagem, o gado, o relevo, o clima e a pureza da água dão identidade ao queijo. Todas essas características dão o nome de terroir da Região do Queijo da Canastra.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05