O Grupo Carrefour Brasil encerra o segundo trimestre de 2022 apresentando um crescimento sólido, com destaque para a categoria de alimentos, além da conclusão da aquisição do Grupo BIG.
As vendas brutas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 26,5 bilhões no 2T22, uma alta de 35,6% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Excluindo resultados provenientes do Grupo BIG, as vendas consolidadas no trimestre foram de R$ 24,5 bilhões, impulsionadas principalmente pelo sólido desempenho no segmento alimentar. Já as vendas brutas do Atacadão cresceram 29,4% no trimestre e do Varejo 15,2% com vendas de alimentos crescendo 18,3%.
A expansão orgânica do Grupo Carrefour Brasil manteve seu ritmo histórico no segundo trimestre de 2022, com a abertura de 6 lojas Cash & Carry e 4 novas lojas de proximidade, ao mesmo tempo em que inicia o processo de integração com o Grupo BIG.
O GMV total atingiu R$ 1,5 bilhão no 2T22, mais de 2x do que no ano anterior, impulsionado pela categoria de alimentos, cujo GVM aumentou para R$ 814 milhões, mais de 3x em relação ao 2T21.
"O Grupo Carrefour Brasil apresentou mais uma performance robusta no segundo trimestre, com um crescimento de duplo dígito nas vendas semelhantes e um EBITDA recorde para o período, enquanto as margens continuaram resilientes. Esse crescimento decorre de uma performance muito forte em todas as nossas unidades de negócio e canais: Atacadão e Carrefour Varejo, onde o excelente desempenho em vendas da categoria de alimentos vem crescendo, mesmo em um ambiente de alta da inflação, demonstrando competitividade das nossas ofertas em diferentes formatos, incluindo as vendas online do Atacadão que também contribuíram para o forte crescimento. O Banco Carrefour, separadamente, aumentou sua lucratividade mesmo mantendo uma abordagem disciplinada na gestão de riscos. Completamos a aquisição do Grupo Big no começo de junho e já estamos trabalhando fortemente na integração para entregar as sinergias planejadas. Por estarmos consolidando a nossa posição de liderança no varejo brasileiro, trabalhamos para fornecer aos nossos clientes ofertas compatíveis às necessidades e desafios atuais, e para entregar valor aos nossos acionistas”, afirma Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Grupo BIG - Início da integração com foco em conversões e sinergias
Com a conclusão da aquisição do Grupo BIG, a integração das empresas já mostrou progresso em diversas frentes: anúncio da nova estrutura de liderança; primeira onda de conversões de lojas, com obras em 16 lojas BIG a serem convertidas para Atacadão e Carrefour já em andamento; realização das primeiras negociações de compras diretas e várias negociações de compras indiretas já concluídas.
Como resultado das primeiras etapas de integração, parte das sinergias previstas para 2022 foram implementadas com economia em despesas gerais e administrativas já reconhecidas em junho. Os resultados do Grupo BIG até o mês de maio foram impactados por um menos desempenho e custos de rotatividade (turnover) da liderança. Os benefícios de uma estrutura mais enxuta são vistos a partir de junho, e continuaremos focados em capturar sinergias.
Atacadão - Expansão contínua
As vendas brutas do Atacadão registraram um aumento de 29,4%, totalizando R$ 18,3 bilhões no 2T22. As vendas LfL tiveram um aumento de 22,4%, resultado das iniciativas comerciais em abril, incluindo a campanha de aniversário do Atacadão, que levou o mês a registrar um crescimento LfL de quase 30% a/a e da manutenção da forte tendência ao longo do trimestre, com crescimento LfL de quase 20% em maio e junho.
O EBITDA ajustado atingiu a marca de R$ 1,1 bilhão no trimestre.
O ritmo de expansão da bandeira Cash & Carry do Grupo Carrefour Brasil se manteve forte. Somente neste segundo trimestre de 2022, foram inauguradas 6 novas lojas Cash & Carry, totalizando 258 lojas neste formato e 33 Atacados. Para o segundo semestre deste ano o pipeline de inaugurações totaliza 12 lojas.
O canal online do Atacadão, em sua maior parte clientes B2B, continuou ganhando força e representou 3,4% das vendas totais da unidade de negócios no trimestre. A parceria com as operadoras de serviço de entrega rápida do Atacadão já está disponível em 125 lojas, 62 cidades e 20 estados.
Carrefour Varejo - Crescimento do volume de alimentos foi destaque no trimestre
As vendas brutas do Carrefour Varejo totalizaram R$ 6,2 bilhões no 2T22, um aumento de 15,2%, impulsionado por um aumento de 17,1% de LfL em alimentos. O EBITDA ajustado consolidado foi de R$ 326 milhões (crescimento de 3,2%) ou 5,8% da receita líquida.
Desde fevereiro, toda população vem enfrentando uma persistente e elevada inflação de alimentos em dois dígitos, demonstrando algumas mudanças nos hábitos de compra. No segundo trimestre de 2022, houve um aumento na frequência de visitas de clientes, uma diminuição no ticket médio e no número de itens por ticket. Outras mudanças incluem o aumento de vendas da carne suína e o crescimento significativo de 82% no 2T22 de frutas e legumes únicos -- aqueles que não atendem aos padrões habituais em termos visuais, mas são adequados para consumo e vendidos com desconto -- demonstrando que os clientes estão em busca de produtos mais acessíveis.
Os produtos de marcas próprias continuaram a aumentar a penetração e representaram 20% das vendas líquidas totais de alimentos, +470 bps se comparado ao último ano e +30 bps em relação ao 1T21. Os volumes tiveram outro forte trimestre de crescimento de dois dígitos em 34%. O desempenho superior dos itens de marca própria ressalta a qualidade dos produtos e sua relevância contínua nas cestas dos clientes em ambientes inflacionários.
O não alimentar apresentou tendências de melhoria na maioria das categorias, com destaque para bazar e têxtil, que apresentaram desempenho positivo (+9,3% e +4,3%, respectivamente).
Banco Carrefour - Sólido crescimento do faturamento
O Banco Carrefour atingiu o faturamento de R$ 12,9 bilhões, um aumento de 9,4% em relação ao segundo trimestre do último ano, impulsionado tanto pelo cartão de crédito Carrefour (+7,5% ou + R$ 573 milhões) quanto pelo cartão de crédito Atacadão (+11,2% ou +R$ 454 milhões). Os novos clientes aumentaram 50% em uma base sequencial, impulsionada principalmente pela aquisição digital, com crescimento de mais de 100% se comparado ao primeiro trimestre do ano, representando 36% de penetração no segundo trimestre.
O crédito pessoal continuou sendo uma ferramenta importante para nossos clientes em um ambiente macroeconômico desafiador. Como resultado, novos produtos tiveram outro trimestre de sólido crescimento: +49,5% ano contra ano.
A receita operacional totalizou R$ 1,1 bilhão neste segundo trimestre, impulsionada pela continuidade do alto nível de propensão dos nossos clientes ao financiamento, que representa a parte de nossa carteira que gera juros.
O EBITDA Ajustado do banco continuou sua trajetória de crescimento e atingiu R$ 290 milhões no trimestre. Já o lucro líquido cresceu 20,8% e totalizou R$ 145 milhões no 2T22.
ESG
O Grupo Carrefour Brasil avançou ainda mais nos aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) no 2T22. No que se refere ao Desmatamento Zero, entre as fazendas monitoradas, 91% estão em conformidade com a política de compra de carnes do Grupo, restando 9% que não fornecem mais à companhia ou estão em processo de requalificação.
A Companhia foi a primeira varejista nacional a receber uma das premiações do Good Farm Animal Welfare Awards, por promover significativas melhorias na vida dos animais de fazenda e pela sustentabilidade das cadeias de suprimentos.
A primeira loja do Atacadão com painéis solares está operando e registrou redução de 22% no consumo de energia entre abril e maio deste ano.
Em logística reversa, foram coletadas 32 toneladas de produtos no 2T22, o que representa um aumento de 180%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Os temas de ESG são transversais aos negócios do Grupo Carrefour Brasil, que tem o compromisso de fomentar boas práticas em toda a cadeia de fornecimento, apoiar o produtor local e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está presente.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05