Promover oportunidades e caminhos de prosperidade. Com esse propósito, o Assaí Atacadista apresenta o Instituto Assaí – uma organização independente e sem fins lucrativos que passa a ser o braço social da Companhia para potencializar o compromisso com o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o Brasil.
Com mais de 480 instituições sociais foram beneficiadas pela empresa nos últimos 10 anos,o Instituto Assaí nasce com foco em três eixos de atuação: Empreendedorismo, Segurança Alimentar e Esporte.
Dentro de uma visão programática com metas iniciais que se estendem para até 2025, o Instituto parte já com duas novas parcerias de peso: a Aliança Empreendedora, que poderá expandir seus programas de capacitação e advocacy em prol de microempreendedores(as); e a Pretahub, fortalecendo as atividades presenciais em suas duas unidades Casa Pretahub, em São Paulo (SP) e Cachoeira (BA), focadas na aceleração do empreendedorismo negro. Além delas, a Academia Assaí, iniciativa que já fazia parte do programa social da Companhia e referência em empreendedorismo, passa a fazer parte das ações do Instituto.
“O investimento social privado tem um papel fundamental no apoio às diferentes necessidades da sociedade. Por meio de ações que geram transformação, é possível oferecer oportunidades e contribuir com novos caminhos. Dessa forma, criamos o Instituto Assaí que mantém a tradição em investimento social da Companhia, incorporando programas de sucesso, como a Academia Assaí, e expandindo sua linha de trabalho em outras frentes. Assim, ampliaremos nossa atuação social e realizaremos os investimentos de forma ainda mais planejada e estruturada, ampliando o impacto do Assaí na vida das pessoas”, avalia Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí.
Dentro de cada um dos três eixos de atuação, as ações do Instituto Assaí terão como diretriz a conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com os compromissos de fome zero, agricultura sustentável, consumo e produção responsáveis, trabalho decente e crescimento econômico e saúde e bem-estar.
Frentes de atuação
As três frentes de atuação do Instituto Assaí estão baseadas no histórico de ações sociais já realizadas pela Companhia. É o caso de programas consolidados, como a Academia Assaí, que já desenvolveu e capacitou micro e pequenos empreendedores(as), com mais de 28 mil certificados emitidos ao longo de 5 anos. Além de iniciativas recorrentes do Assaí, como a doação de alimentos (entre 2020 e 2022, foram doadas mais 4 mil toneladas de alimentos, considerando o aporte direto da Companhia e, também, de suas campanhas de arrecadação com clientes), além de patrocínios a eventos esportivos com propósito social, como a Taça das Favelas, desde 2019.
Recentemente, o Assaí também foi o primeiro atacadista a anunciar sua adesão ao Pacto 15 por15, da organização Ação da Cidadania, que atua no combate à fome no Brasil. Como compromisso, a Companhia anunciou o atendimento de 15 novas organizações da sociedade civil por mês, de agosto até dezembro deste ano, com a doação de frutas, legumes e verduras excedentes da operação.
Com o lançamento do Instituto Assaí, cada uma das três frentes consolida os objetivos principais que irão nortear a execução dos projetos. Esta estrutura será desenvolvida em linha com uma visão programática inicial com metas para até 2025. No pilar de Empreendedorismo, o foco será o fomento a iniciativas voltadas para o setor de alimentos – potencializando atuações como a da Academia Assaí. Para o programa de Esportes, o fortalecimento a pequenas instituições promotoras de atividades esportivas será o direcionador das ações sociais, enquanto na agenda de Alimentação, o combate à insegurança alimentar e nutricional, por meio da transferência de renda e alimentos, reforça a atuação do Assaí na área.
Processo de criação do Instituto
A proposta para a criação do Instituto Assaí foi realizada por meio de um processo colaborativo e de Co criação. Ao longo de quase dois anos de desenvolvimento, foram realizadas etapas como pesquisa e diagnóstico, que incluíram entrevistas com 30 especialistas das três frentes de atuação, assim como uma avaliação do mercado a partir de empresas de porte semelhante. Outras etapas contemplaram quatro workshops colaborativos com 21 colaboradores(as) do Assaí de 11 áreas diferentes da Companhia. O resultado foi o planejamento estratégico do Instituto com a sua visão para até 2025.
“O propósito do Instituto está totalmente conectado ao do Assaí – afinal, a empresa está em plena expansão, ampliando sua presença em território nacional e chegando, anualmente, a mais cidades e regiões brasileiras. Nosso objetivo é que o crescimento do Assaí seja também o crescimento das pessoas que trabalham na empresa e das regiões ao nosso redor. Por onde passamos, temos como desafio levar, além de renda e emprego à milhares de famílias, cada vez mais oportunidades e prosperidade. E o Instituto é a materialização desse compromisso”, conclui Sandra.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05