Os supermercadistas mineiros apostam em crescimento médio de 8,5% na demanda por ocasião do Natal e festividades de final de ano, em relação ao ano passado. É o que mostra uma sondagem feita pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) nos dias 4 a 13 de outubro, com 90 empresas de todos os portes em todo o estado, que aponta uma expectativa positiva em relação aos principais produtos demandados na época, os “típicos” do período.
Para a comparação, a AMIS adota todo o período de todo o mês de dezembro, já que muitas famílias preferem antecipar as compras. A sondagem deste ano mostra uma expectativa de cinco pontos percentuais acima do mesmo levantamento feito em 2019, período pré pandemia. Naquela época, os supermercadistas projetaram crescimento médio de 3,5% para o período (sobre 2018).
Categorias de cervejas, vinhos e carnes como lombo e pernil puxam essa média das expectativas, com projeções acima de 10%. O tradicional peru, que na sondagem em 2019 não apontava expectativa de crescimento, neste ano será de 3% maior.
Copa do Mundo
Com a Seleção apontada como uma das candidatas ao título da Copa do Mundo, nos supermercados, as apostas também são animadoras. Vale ressaltar que neste ano a Copa é realizada no verão brasileiro, quando já há elevação do consumo, principalmente de bebidas. Além disso, a competição acontece entre a Black Friday e o Natal, potencializando ainda mais a demanda. A expectativa, segundo a sondagem é de vendas acima de 10%. “Neste ano temos esse diferencial que é a Copa do Mundo ocorrendo justamente neste período quando já existe um aumento natural na demanda, o que nos torna ainda mais otimistas”, diz Alexandre Poni.
Vagas abertas no setor
Desde as maiores redes às empresas com uma loja, o setor supermercadista enfrenta um ambiente de pleno emprego. As vagas para novos colaboradores estão abertas diariamente, mas o setor passa por grandes dificuldades de preencher esses postos de trabalho, mesmo sem exigir experiência. O segmento oferece treinamento, oportunidade de carreira e grande diversidade de funções para os mais variados perfis de profissionais.
“Quem busca uma oportunidade de emprego em Minas Gerais pode ir até uma das redes de supermercados espalhadas pelo Estado que certamente irá encontrar uma colocação. Temos inclusive uma característica de ser fonte do primeiro emprego, sendo uma porta de abertura para muitos no mercado de trabalho”, afirma Alexandre Poni, Presidente da AMIS.
Temporários vão reforçar o atendimento
Em relação à contratação de colaboradores temporários para reforçar o atendimento no final do ano, a sondagem da AMIS aponta um número de 5,1 mil profissionais que serão contratados em regime temporário. Boa parte deles é efetivada, dependendo do desempenho. As principais funções são de atendimento, embaladores, operadores de caixa, repositores e para áreas de açougue e padaria.
Conclusão dos investimentos
Na sondagem a AMIS perguntou ainda aos pesquisados: “sua empresa conseguiu ou vai conseguir até o final do ano realizar os investimentos previstos para 2022? A maioria, 62,9% afirmou que sim. A outra parcela, 37,1% disse que está concluindo os investimentos.
O setor supermercadista mineiro
Em Minas Gerais os supermercados operam 10,7 mil lojas e tem faturamento de R$ 63,4 bilhões, com crescimento de 3,10% no fechamento de 2021. São 358,7 mil colaboradores empregados de forma direta, o que faz do setor um dos maiores geradores e empregos no estado, especialmente para a população jovem.
Ao longo de 2022, segundo as projeções da AMIS, outras 85 unidades estão sendo abertas no estado com a geração de 9,5 mil novos postos de trabalho. De janeiro a agosto, último mês pesquisado, o crescimento real da demanda no setor ficou em 7,8%.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05