De um lado, empreendedores com soluções de impacto positivo que podem ajudar a alavancar o desenvolvimento sustentável no país. Do outro, a Ambev que investe no avanço da sua agenda ESG, principalmente na voltada as questões socioambientais. Conectar inovação a essa jornada é essencial. Por isso, a quarta edição da Aceleradora 100+, programa da companhia que busca projetos inovadores para conectar aos seus pilares de sustentabilidade, acaba de abrir as portas para nove empresas testarem seus projetos.
Em parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e com o Quintessa, as iniciativas serão implementadas nos próximos 4 meses. Mentores especialistas, fundos de investimento e executivos da companhia selecionaram as propostas mais aderentes entre 20 empresas participantes da primeira fase do programa: Agtrace, AMZ Projects, Atmos Energy, Barkus, Biotecland, iWrc, MEI Shop, O2Eco e Urucuna.
O projeto piloto da Atmos, por exemplo, foca no consumo de energia dos pontos de vendas. “Entramos para a Aceleradora 100+ para entender como podemos agregar valor para a operação desses parceiros. Além disso, acreditamos que a escala da solução de monitoramento e controle de refrigeradores vai reduzir a emissão de gases de efeito e estufa e pode reduzir o consumo de energia global da companhia em 15%”, afirma o fundador da Atmos, Luiz Filipe Guerra.
O teste será realizado em doze bares de São Paulo e no Centro de Distribuição de Osasco (SP), a partir do monitoramento do consumo de energia e controle de câmaras frias, geladeiras, freezers e chopeiras, em tempo real.
Todas as soluções oferecidas estão em linha com os pilares da Ambev, que tem compromissos ambiciosos para serem alcançados até 2025 nos temas: ação climática, ecossistema empreendedor, embalagem circular, agricultura sustentável, gestão da água e Amazônia. Além da redução no consumo de energia, as demais iniciativas estão ligadas à limpeza de rios, uso de biofertilizantes, capacitação financeira para pequenos pontos de venda parceiros etc.
Soluções sustentáveis para mudanças estruturais no futuro
A Aceleradora 100+ integra uma iniciativa global da Ambev e conta com o apoio do Pacto Global das Nações Unidas, alinhado aos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde 2018, foram mais de 60 startups aceleradas e R$ 15 milhões investidos em projetos disruptivos, que realmente podem transformar o mundo. Essa é umas frentes de investimento em inovação aberta da companhia, que foi reconhecida recentemente (e pelo segundo ano consecutivo), como a empresa que mais praticou inovação aberta no Brasil pela 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina.
Atualmente, o programa está em sua 4ª edição com a co-realização da PPA, plataforma de ação coletiva multissetorial, e execução pelo Quintessa, aceleradora de impacto que é referência no Brasil. Chegaram como novos parceiros PepsiCo e Valgroup, além do apoio da Machado Meyer Advogados e Ball Corporation.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05