Levantamento feito pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), na última semana de fevereiro e na primeira de março, com empresas de todo o estado, aponta expectativa de crescimento médio de 3,5% na demanda no setor ocasionada pela Páscoa/Semana Santa em relação ao ano passado. A projeção se baseia na expectativa de consumo dos principais itens comercializados no período.
BACALHAU: Muito demandado na época, o bacalhau, mantém seu espaço na cesta de consumo, com desempenho de 4,33%.
PEIXES EM GERAL: Além do apelo do período, temas como saudabilidade e o crescimento da oferta refletem nas expectativas para o consumo de peixes em geral, que deverá ter crescimento de 5,74%.
DEMAIS ITENS PARA O ALMOÇO: Em relação aos outros produtos que compõem a cesta do almoço pascal (azeite, azeitona, batata, etc.), a expectativa de demanda dos supermercadistas é de crescimento de 5,35%.
BEBIDAS: Quando perguntados sobre a expectativa da demanda por bebidas, sem um comparativo de crescimento em relação ao ano anterior, mas sim a preferência entre elas, a aposta dos supermercadistas para o período é na cerveja convencional. Foi o que responderam 80% dos pesquisados. Já 17,1% deles acreditam que o vinho deverá ter a maior procura. Os demais 2,9% apostam em “bebidas quentes”.
SUCOS E REFRIGERANTES: Nesses itens, o setor deverá verificar um aumento no consumo em cerca de 3,7% na comparação com o mesmo período de 2022, segundo a sondagem.
CHOCOLATES: A expectativa é de crescimento de 5,5%. Uma tendência que já vinha se mostrando nos últimos anos é em relação à procura da linha de chocolates. Quanto ao formato mais demandado, para 74,3% dos entrevistados, a expectativa para este ano é de que o consumidor vá optar por outros formatos de chocolates como barras, bombons, granulados, etc. Outros 25,7% dos entrevistados mantêm a aposta no consumo dos ovos de chocolate.
Nessa categoria verifica-se também o consumo de outros formatos pelos “transformadores” (pequenos negócios ou pessoas físicas) que compram maiores estoques para a confecção de ovos artesanais e “lembrancinhas” para o período.
COSTUMES - NÃO CONSUMO DE CARNES: Na sondagem, a AMIS quis saber dos supermercadistas em relação ao comportamento do consumidor nos últimos anos, quanto aos costumes de não consumir carnes durante a quaresma. A parcela de 51,4% afirmou que ainda há esse comportamento, mas que ele está quase extinto.
Por outro lado, 45,7% dos entrevistados, disseram que ainda prevalece forte o hábito no consumidor de não comer carnes em geral, exceto peixes, durante a quaresma. Já para 1,29%, é forte a mudança de consumo das carnes para ovos de galinhas. Para a opção “Não há mais reflexo desses costumes na demanda do setor”, houve índice zero de respostas.
OVOS DE AVES: Considerando o consumo de ovos de aves, as projeções são de crescimento na casa de 15% em todo o período da quaresma.
EXPECTATIVA DE DEMANDA – MÉDIA DA MAIOR FREQUÊNCIA DE RESPOSTAS.
ITENS |
EXPECTATIVA DE VARIAÇÃO (%) |
Chocolates |
Maior procura por outros formatos/ 5,5% |
Bacalhau |
4,33% |
Peixes em geral |
5,74% |
Itens do almoço (azeite, azeitona, etc) |
5,35% |
Bebidas |
Maior procura por cervejas convencionais |
Ovos de aves |
15% |
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