O grupo varejista francês Casino informou nesta terça-feira (17) que as vendas de seus supermercados e operações on-line no segundo trimestre somaram 8,9 bilhões de euros, uma queda de 3% em relação ao registrado no mesmo período de 2017.
O resultado foi prejudicado pela volatilidade do câmbio, que teve um efeito negativo de 7,6%. Excluindo este item, mais as diferenças de calendário e a comercialização de combustíveis, as vendas tiveram um crescimento orgânico de 5,2%. No conceito "mesmas lojas", que considera apenas os resultados de unidades em funcionamento há mais de 12 meses, as vendas subiram 3,2%.
O resultado absoluto foi prejudicado pela queda de 8,1% nas vendas ocorridas nas operações da América Latina, para 3,7 bilhões de euros, enquanto na França houve alta de 1,1%, a 5,1 bilhões de euros. Em termos orgânicos, porém, as vendas na América Latina avançaram 9,7%. Na França, elas cresceram 1,6%.
A parte de varejo das atividades francesas apresentou crescimento de 0,8% das vendas em termos absolutos e 1,3% em termos orgânicos, para 4,7 bilhões de euros, com o aumento do fluxo de consumidores e a alta de 2,5% na venda de alimentos.
A loja de comércio eletrônico do Casino, a Cdiscount, obteve uma receita de 403 milhões de euros com vendas, alta de 5,4%, com promoções realizadas em abril e crescimento das vendas de produtos audiovisuais.
O crescimento de 9,7% nas vendas orgânicas da América Latina no segundo trimestre foram puxados pelos resultados do Grupo Pão de Açúcar (GPA), cujas vendas aumentaram 11,7% em termos orgânicos, com o avanço de 23 7% apresentado pela bandeira de atacarejo Assaí.
A respeito do desempenho do Éxito Group, rede de supermercados colombianos, o Casino não informou os resultados, porque eles estão previstos para serem anunciados em 14 de agosto, mas adiantou que as vendas cresceram tanto em termos orgânicos como no conceito "mesmas lojas".
(Fonte: Valor Econômico)
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05