PepsiCo se une ao Grupo Heineken para alcançar autonomia hídrica em fábrica de Itu
22/03/2023 às 09:52

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, e dona de marcas como Lay’s, Doritos, Ruffles, Cheetos, anuncia uma parceria com o Grupo Heineken, segunda maior cervejaria do país, para alcançar autonomia hídrica em sua fábrica de Itu, no interior de São Paulo. No ano em que celebra 70 anos no país, a companhia avança em suas metas ESG no pilar de economia de água. Na prática, a fábrica da PepsiCo em Itu já está recebendo efluentes de outras operações fabris para potabilizar água em sua estação de efluentes própria.  

O volume total do projeto é, em média, de 1.070.000 litros/dia, sendo 3% proveniente da fábrica da PepsiCo de Itaquera (São Paulo), 22% da PepsiCo de Sorocaba, 28% da cervejaria do Grupo Heineken em Itu, além de outros 47% advindos da própria PepsiCo de Itu. O volume totaliza a demanda mensal média de 27 milhões de litros que a companhia precisa para atuar na cidade - onde a empresa emprega mais de 750 pessoas, produz cerca de 15% dos snacks salgados vendidos no Brasil e mantém a principal produção de batatas e tortilhas da linha de Elma Chips®. 

A água que a PepsiCo deixa de captar no município ficará à disposição da população de Itu, sendo essencial para o enfrentamento do cenário de escassez hídrica da região. A empresa também garante a produção independentemente da crise da água. 
A PepsiCo mantém há anos a pauta de redução e preservação de recursos hídricos entre seus temas prioritários. Por meio de sua agenda PepsiCo Positive (pep+) - estratégia ESG global da companhia - vem promovendo uma transformação de ponta a ponta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Entre suas metas está alcançar globalmente impacto hídrico positivo até 2030. 

Por meio desta e de outras iniciativas focadas na redução do uso de água, o total gasto por quilo de alimento produzido pela PepsiCo caiu para menos da metade nos últimos cinco anos no Brasil - de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022), uma redução de 57%. Em Itu, a empresa busca chegar este ano à marca de nenhuma água captada da natureza para a produção de um quilo de alimento. 

 

Foto: Marco Pinto 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080