Conectada ao “espírito botequeiro” e de valorização da gastronomia local dos empreendedores mineiros, o Assaí será o Atacadista oficial do concurso Comida diButeco, pela primeira vez. A iniciativa celebra 23 edições este ano, com eventos em 21 circuitos, entre eles, na capital belo-horizontina, onde surgiu o projeto.
O tema do Comida diButeco em 2023 é “Ervas e Especiarias", que permitirá aos participantes explorar uma vasta gama de sabores e cores nos pratos a serem elaborados.
Para Murilo Coelho, Diretor Regional do Assaí em Minas Gerais, o concurso tem como objetivo a valorização do pequeno comércio familiar, gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos bares e restaurantes participantes. “O projeto do Comida diButeco, assim como o Assaí, tem como objetivo levar prosperidade aos pequenos e médios empreendedores, fortalecendo a gastronomia e turismo como impulsionadores para o desenvolvimento socioeconômico das regiões. Afinal, são nesses estabelecimentos que temos o verdadeiro espírito do boteco e, também, a valorização da gastronomia brasileira” enfatiza Coelho.
Inscrição recorde - A 23ª edição do maior concurso de botecos do país, o Comida diButeco 2023, será realizada de 7 abril a 7 de maio, e tem número recorde de participantes: nada menos que 1.000 botecos. Para eleger o “Melhor Buteco” de cada cidade, bares e restaurantes participantes passam pelo crivo de jurados e do público em geral, que também opina sobre o petisco que está na competição, atendimento, temperatura da bebida e higiene local.
O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. A cada edição 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade entre eles. O concurso é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos, os campeões de cada circuito são avaliados por outro corpo de jurados, que vai elencar o “Melhor Buteco do Brasil”, revelado em festa a ser realizada em julho, em São Paulo.
Números 2022 - No ano passado, 9 milhões de pessoas foram impactadas pelo evento diretamente nos botecos; foram emitidos 900 mil votos; as redes sociais do concurso tiveram 730 mil fãs e 10 milhões de alcance. O Comida diButeco gerou mais de R$ 300 milhões na cadeia de valor do ecossistema, gerou mais de 8 mil empregos e levou para os circuitos mais de 100 mil turistas.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05