Sevar do Leste reúne setor supermercadista em Governador Valadares, dias 14 e 15 de junho
06/06/2023 às 14:10

Nos dias 14 e 15 de junho, um grande encontro vai reunir, em Governador Valadares, empresários dos setores de supermercados, padarias, demais varejistas e atacadistas das regiões do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri. É o Super Encontro Varejista (Sevar) do Leste de Minas. 

O evento é organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e tem a parceria da Associação Comercial e Industrial de Governador Valadares, do Sebrae e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE). 

Principal evento da região com foco no ramo supermercadista, o Sevar é dividido em auditório, com discussão dos principais desafios, mudanças e as tendências do setor; e uma feira, que proporciona um ambiente de exposição de marca, lançamentos de produtos, realização de negócios e relacionamento comercial. É também um encontro diferente do que ocorre no dia a dia do setor, para troca de experiências entre representantes da indústria e empresários e compradores do varejo supermercadista, o que reflete positivamente em toda a economia regional.   

Locais - O congresso e a feira do Sevar serão realizados nas instalações da UNIVALE, no bairro Universitário. O congresso será no auditório,  na rua Israel Pinheiro, 2000. Já a feira será no Centro Esportivo, no Pavilhão de Eventos, que fica a 600 metros do auditório. Haverá serviço de transfer para os participantes.

Oportunidade para pequenos negócios   

Além da presença de grandes marcas regionais e nacionais já consolidadas no mercado, o Sevar abre espaço para pequenos empreendedores, como agricultores familiares; associações; cooperativas e pequenas indústrias.Esses negócios compõem o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), que será instalado em um espaço exclusivo dentro da área de feira. O espaço é perfeito para que esses pequenos negócios tenham a oportunidade de apresentar seus produtos diretamente a compradores das redes supermercadistas para negócios durante o evento ou futuras parcerias comerciais.   

Esse trabalho é uma parceria da AMIS com o Sebrae Minas visando ao desenvolvimento desses pequenos negócios, e consequentemente, da economia regional.  Os participantes são selecionados e treinados para o fornecimento de produtos compatíveis com as demandas do consumidor final nos supermercados.   

O CMON em Governador Valadares tem o apoio do Sebrae MG, Faemg Senar; Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Médio Rio Doce, Emater-MG, Instituto do Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDE) de Minas Gerais.  

Ação social   

Além de promover dois dias de qualificação, aprendizado e relacionamento estratégico, o Sevar, em todas as cidades onde é realizado, tem também atuação beneficente. Durante o evento, a AMIS promove uma campanha junto às pessoas participantes e às empresas expositoras para arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza, que são destinados a instituições de assistência social da cidade.   

Em Governador Valadares, a entidade beneficiada é a Casa da Menina. Os pontos de coleta das doações ficam na entrada do evento. Os donativos são entregues diretamente a representantes da entidade ao final do Sevar.    

A força do setor - A AMIS, organizadora do Sevar, representa um setor com mais de 10,7 mil lojas, 7,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais e que gera cerca de 368 mil empregos. 

 

Foto: Sevar realizado em Ipatinga, em 2022. 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080