Além de atividade essencial, os supermercados têm papel fundamental na sociedade em geral, tanto na geração de empregos, desenvolvimento econômico e principalmente no âmbito sustentável. Boas ações que fazem a diferença na vida de muitas pessoas, isso é o que a rede Supermercados Santa Helena vem desempenhando em suas unidades.
A empresa auxilia mensalmente pessoas e instituições de Sete Lagoas. São várias ações de apoio a organizações, parcerias, sempre envolvendo o colaborador da rede em trabalhos socioambientais. A diretora de RH da rede, Berenice Bastos assinala que as ações sustentáveis desenvolvidas pela empresa são uma forma de estabelecer uma relação de ética e transparência com a sociedade.
“Responsabilidade social é uma forma que as empresas têm em sua estratégia de retribuir a sociedade. Todas as ações e projetos que contribuem para uma relação mais ética e transparente com a sociedade”, afirma Berenice Bastos.
Atualmente, a rede de supermercados Sana Helena, com aproximadamente 850 funcionários, têm como práticas algumas ações de maior relevância e parceria no contexto da responsabilidade social, tais como apoio na reforma do novo prédio da Escola Municipal Milton Campos, participação ativa no Programa Mesa Brasil – SESC, campanha do Troco Solidário, campanha do Agasalho e doações ao Centro de Recuperação da Criança Jeová Jiré, todas elas em Sete Lagoas (MG).
Escola municipal
Uma das ações de maior relevância do Santa Helena foi promover a reforma do antigo prédio do DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem) no bairro Santa Luzia em Sete Lagoas. Obra que durou aproximadamente um ano e passou a abrigar no dia 1° de agosto de 2013 a sede da Escola Municipal Milton Campos, que apesar de ter 50 anos de criação, ainda não possuía sede própria.
Com dez salas de aula e área construída de 1.200 m², abriga crianças de zero a cinco anos, do berçário ao 2° período em tempo integral. A reforma do prédio começou através de uma Parceria Público Privada, PPP, com a família Bastos, proprietária do Hiper Santa Helena.
O projeto arquitetônico da escola foi planejado para atender com conforto e infraestrutura todos os alunos com investimento em infraestrutura, rampas de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, berçário, videoteca, brinquedoteca, sala multimeios, e desenvolvida pelo arquiteto João Luis Torres, que conserva a antiga e bonita fachada do DNER na avenida Benedito Valadares, através do programa arquitetura para todos.
Doações
Outra atuação da rede supermercadista é por meio do projeto desenvolvido pelo Sesc, o Mesa Brasil. Desde junho de 2016 o Santa Heleina participa do programa contribuindo por meio do banco de alimentos e em consonância com o Programa Fome Zero do Governo Federal para a promoção da saúde e nutrição.
Todos os alimentos arrecadados via Mesa Brasil são doados a instituições sociais, como creches, instituições de longa permanência (ILPI), hospitais, orfanatos, entre outras. São doados produtos principalmente do setor hortifruti, somando mais de 10 toneladas de alimentos desde o início da participação no programa até o momento.
Além do programa, o Santa Helena realiza doações mensais de cestas básicas ao Centro de Recuperação da Criança Jeová Jiré, localizado na Cidade de Deus. A instituição atende adolescentes do sexo masculino, menores de 18 anos, dependentes de substâncias químicas, álcool e com doenças mentais.
Troco Solidário
O Santa Helena busca promover em suas unidades a campanha “Troco Solidário”, em que parte do troco do cliente, que por livre iniciativa, é depositado o valor em dinheiro nos cofrinhos presentes em todos caixas das lojas para ajudar ao Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), mantido pela Irmandade de Nossa Senhora das Graças – INSG. Uma associação religiosa, civil, de utilidade pública, filantrópica e sem fins lucrativos, de caráter beneficente e de assistência à saúde.
Campanha do Agasalho
Segundo Berenice Bastos, no que tange os benefícios das ações e parcerias de responsabilidade social da rede Santa Helena, pode-se afirmar que é conferida uma boa imagem social à empresa, ou seja, contribui para o cliente externo reconheça a mesma como uma empresa séria, ética e preocupada com as questões sociais.
Por outro lado, para o público interno, a gestora afirma que essas ações e parcerias otimizam o sentimento dos funcionários em relação à marca, ou seja, orgulho em fazer parte da rede. Há um forte desejo de validação e efetivação de novas e melhores ações e projetos dentro da responsabilidade social, fortalecendo cada vez mais esse valor dentro do Santa Helena.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05