Calu vende planta em construção para Polenghi
25/07/2018 às 09:35

Após a paralisação das obras da nova unidade fabril de produtos lácteos, no Distrito Industrial de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia (Calu) vendeu a indústria para a Polenghi Indústrias Alimentícias Ltda., empresa do grupo francêsSavencia Fromage e Dairy. As obras para a conclusão devem ser iniciadas em breve e a expectativa é iniciar o processo produtivo em janeiro de 2019. A unidade será a quarta fábrica da Polenghi no País. Além do acordo de venda, o contrato prevê ainda que a Calu será fornecedora de leite para a indústria. O valor da negociação não foi informado.


De acordo com o presidente da Calu, Cenyldes Moura Vieira, as obras da unidade foram paralisadas em 2015 em função da crise econômica nacional e das dificuldades de acessar crédito. A unidade fabril tem capacidade instalada para processar cerca de 500 mil litros de leite por dia e a expectativa é gerar de 350 a 500 empregos diretos após a inauguração.

“Nós paralisamos as obras com 90% de conclusão. Acreditamos que nos próximos dias as obras serão retomadas e o prazo estipulado para a finalização das intervenções é de seis meses. Acreditamos que o início das operações será em janeiro de 2019”, explicou.

A venda da unidade, cujo valor da negociação será posteriormente informado, é considerada fundamental para capitalizar a cooperativa e para estimular a produção de leite dos cooperados e demais produtores da região.

“Formamos uma parceria muito importante. Além de vender o ativo, o que trouxe reforço de caixa para a Calu, firmamos também um contrato, à parte, de fornecimento de leite para a indústria. É um contrato importante, de longo prazo e com volumes crescentes, que nos fortalece no campo e também a toda a cadeia produtiva da região. Será um estímulo para incrementar a produção e, com certeza, trará melhorias para as famílias fornecedoras de leite”, explicou Vieira.

Projeto 

 A construção da segunda unidade fabril da Calu foi iniciada em 2013 e foram investidos cerca de R$ 80 milhões. Em meados de 2015 as obras foram paralisadas em função da crise econômica nacional, o que reduziu e dificultou o acesso ao crédito. Com as restrições financeiras, a Calu não teve caixa suficiente para concluir as obras e tornou-se necessário reformular o planejamento.

“Como a Calu não tinha caixa suficiente para concluir a obras, decidimos paralisar as intervenções. Neste intervalo, revimos todas as estratégias da cooperativa, focarmos em outros negócios e em determinado momento decidimos que o melhor caminho seria a formação de uma parceria sólida ou até mesmo a venda da nova unidade. O que aconteceu foram as duas coisas e foi muito bom para a Calu. Dentro do contrato, poderemos fornecer até 100% do leite que a indústria vai adquirir. O volume dependerá de toda a nossa condição de captar o leite na região”.

Após a venda da unidade para a Polengui, a Calu continuará industrializando a produção na primeira fábrica, também em Uberlândia, e comercializando os produtos de marca própria, entre eles manteiga, queijos e bebidas lácteas.

A parceria com a Polenghi também prevê que parte da produção da Calu será processada na unidade de forma terceirizada, principalmente os queijos.  

“Foi uma negociação importante, continuamos com os negócios de captação e processamento do leite. A cooperativa foi fortalecida pela venda”, disse o representante da Calu.

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, ressaltou que a venda da unidade fabril para a Polenghi vai contribuir para o fortalecimento da produção leiteira da região.
“Com a aquisição da fábrica da Calu pela Polenghi, Uberlândia passa a ser um dos polos de industrialização láctea do País. É uma grande marca francesa que veio diversificar a produção na área de lácteos. Toda a economia ganha, assim como os produtores”, disse.

Polenghi 

 A empresa, pertencente ao grupo francês Savencia Fromage e Dairy, possuía, até o momento, três unidades fabris no País, sendo a primeira em Angatuba (SP), sede da empresa, além de São Vicente de Minas (MG) e Goiatuba(GO).

(Fonte: Diário do Comércio)

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080