O Grupo Carrefour Brasil encerrou o segundo trimestre de 2023 finalizando, antes do previsto, as conversões das lojas que operavam com a bandeira BIG. No total, 129 lojas foram convertidas, das quais 76 tornaram-se lojas Atacadão, 48 hipermercados Carrefour e cinco Sam's Club. As conversões ampliaram a presença do Grupo no território nacional, especialmente nas regiões Nordeste e Sul. O hipermercado Carrefour, por exemplo, chegou pela primeira vez nos estados de Santa Catarina, Alagoas, Bahia e Piauí.
Vendas - o Grupo Carrefour Brasil anunciou também que sus vendas brutas totalizaram R$29 bilhões no segundo trimestre de 2023, representando um crescimento total de 10% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O GMV total cresceu 30%, impulsionado, principalmente, por um aumento de 54% no 1P alimentar, e a expansão da margem bruta (+67 bps vs 2T22) alavancou-se em ganhos de escala na negociação com os fornecedores, fruto de sinergias que vieram com a integração com o BIG.
A disciplina de custo manteve a rentabilidade do negócio legado em linha com patamares históricos, sendo a margem EBITDA ex-BIG de 7% contra 7.2% quando comparado com o segundo trimestre de 2022. Destaque, ainda, para a redução da alavancagem se comparado ao trimestre passado (2,44x no 12T22 para 2,17x no 2T22), em função da forte geração de caixa do trimestre, que somou R$ 4bi.
Houve a conclusão da rolagem de dois terços da dívida com vencimento em 2023 com linhas mais longas e fontes diversificadas: R$6,5 bilhões com Carrefour França e R$930 milhões em emissão de CRA. Além disso, concluímos, conforme a estratégia de cristalização de valor em ativos maduros, a operação de sale-leaseback de 5 lojas e 4 centros de distribuição, totalizando R$1,2 bilhão.
“Estamos começando um novo capítulo, concentrando nossos esforços em aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento e a rentabilidade dos negócios, à medida que as lojas convertidas aumentam seu desempenho. O Grupo Carrefour Brasil está bem posicionado para se beneficiar de um ambiente macro que deve apresentar queda gradual das taxas de juros e recuperação do consumo. Com sua diversidade de formatos, ecossistema de serviços e oferta competitiva de produtos, estou certo que temos capacidade única para atender todas as necessidades dos clientes no mercado brasileiro,” enfatiza Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Unidades de negócios - O Cash & Carry registrou vendas brutas de R$20,1 bilhões, sendo 6% maiores ao comparar com o mesmo período do ano passado. As lojas convertidas representaram crescimento de LfL de 12,8% no trimestre. Já o Varejo cresceu 6,4% comparado com o 2T22 nas vendas brutas, totalizando R$7,5 bilhões no segundo trimestre de 2023. As Marcas Próprias Carrefour bateram recorde de vendas e representaram mais de 21% dos resultados. O Sam’s Club apresentou receita líquida de R$1,3 bilhão no trimestre, com crescimento de vendas de 4,2% na base de mesmas lojas e de 8,4% na base de sócios ativos. E, por fim, a receita trimestral do Banco Carrefour foi de R$1,3 bilhão, +19% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Expansão e abertura de lojas - O plano de expansão do Grupo Carrefour Brasil também segue e a previsão para o segundo semestre é abrir mais três unidades orgânicas do Atacadão, totalizando 15 inaugurações somente em 2023. Além disso, três novas lojas do Sam’s Club serão inauguradas no modelo de lojas combo - duas lojas de bandeiras diferentes em um mesmo espaço comercial. O Grupo está avançando no projeto de lojas "combo" envolvendo suas unidades de negócios com o intuito de explorar áreas de vendas e tráfego de clientes e apostando na sinergia de seus negócios. Hipermercados Carrefour e lojas do Atacadão, líder no setor de atacarejo no país, passarão a receber em seus terrenos lojas do Sam’s Club. As primeiras unidades com esse perfil vão sair do papel ainda este ano, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.
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