O grupo Carrefour apurou alta de 47,2% no lucro líquido de abril a junho, para R$ 440 milhões. No mesmo período, o lucro atribuído aos acionistas controladores subiu 39,4%, para R$ 389 milhões. A receita líquida da companhia (braço de varejo e atacado) atingiu R$ 12,3 bilhões, expansão de 5,3%. Para este critério, o melhor desempenho continuou a ser do atacado, com a cadeia Atacadão apresentando elevação de 8,3% nas vendas no segundo trimestre, para R$ 8,2 bilhões. Já nos supermercados e hipermercados, houve retração leve de 0,3% nas vendas líquidas, que atingiram R$ 4,1 bilhões.
Com relação à “Greve dos Caminhoneiros”, “o impacto negativo foi de 1,7% sobre as vendas do Carrefour Varejo no trimestre, com aproximadamente metade do impacto decorrente das vendas não-realizadas de gasolina e a outra metade das vendas de produtos não-alimentares nas lojas físicas e no e-commerce, devido ao aumento no prazo de entrega”, escreveu a empresa nas notas explicativas que acompanham o balanço.
Apesar disso, o grupo disse que o braço de varejo registrou “um crescimento sequencial das vendas mesmas lojas (em operação há mais de um ano), mesmo considerando os efeitos da deflação nas categorias de alimentos”.
Já sobre o Atacadão, a companhia informou que “a aceleração das vendas resultou de ganhos contínuos nos volumes de vendas e forte liderança de preços, dado sua estratégia de praticar preços baixos todos os dias”, disse, em relatório, o grupo.
“Não houve impacto significativo em vendas do Atacadão decorrente da greve dos caminhoneiros em função do sólido modelo de negócio comercial e de abastecimento. A participação de mercado do Atacadão cresceu em abril e maio”, completou. (Fonte: jornal Valor Econômico)
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