Pesquisa detalha perda de alimentos e indica que cozinhar em casa é um aliado contra o desperdício
26/09/2023 às 17:56

Cada brasileiro joga fora anualmente, em média, 60 quilos de alimentos bons para o consumo, é o que mostra o estudo “O alimento que jogamos fora - causas, consequências e soluções para uma prática insustentável’, realizado pela MindMiners e pela Nestlé. Para a pesquisa, foram entrevistadas mais de 2,5 mil pessoas no Brasil, considerando diferentes faixas etárias, gêneros, regiões e classes sociais. A pesquisa aponta ainda que de tudo o que é desperdiçado, 40% é comida preparada, 18% alimentos industrializados e 16% legumes e verduras. 

Cozinhar em casa é um comportamento que pode minimizar esse desperdício de alimentos e fazer com que as pessoas tenham um estilo de vida mais saudável, pois permite que as refeições sejam planejadas, controlando porções e ingredientes, além de possibilitar o aproveitamento das sobras em outros momentos ou em novas preparações. 

Quando o assunto é aproveitamento integral de alimentos, cascas podem ser usadas para fazer bolos, pães, tortas e chás; talos podem ser refogados e incorporados em caldos e sopas; folhas podem ser utilizadas em sucos verdes; sobras de arroz podem servir para fazer bolinhos fritos, arancini, entre outras receitas; e sobras de pães podem se transformar em torradas, pudins e rabanadas. 

Receitas para evitar perdas  

Ainda segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados procuram receitas para cozinhar em casa, seja para testar novos sabores ou para inovar com o que têm à mão.  

Do lado da Nestlé, há iniciativas que conversam com os achados do estudo, como o site de Receitas Nestlé, que oferece livros digitais com boas práticas que podem ser feitas quanto ao consumo consciente e ferramentas para montar seu cardápio semanal de maneira prática e fácil, por exemplo, o que ajuda os consumidores na organização do dia a dia. 

“A Nestlé entende que pode ajudar as pessoas estimulando a criatividade na cozinha e contribuindo para um futuro mais saudável e sustentável, por isso disponibilizamos dicas para armazenar corretamente os produtos, como porcionar para evitar gastos desnecessários e diversas receitas utilizando a comida na integridade, como cascas e talos”, explica Lucas Fabozzi, gerente de marketing e culinarista na Nestlé Brasil. 

Algumas receitas para fazer com sobras e/ou utilizando cascas e talos: 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080