Verdemar lança linha de “Cafés Campeões”
03/10/2023 às 16:01

Já está nas gôndolas da rede  Verdemar a linha “Cafés Campeões, produzidos por cafeicultores das quatro regiões produtoras de café do estado – Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas - premiados no 19º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2022. O lançamento dos “Cafés Campeões Verdemar” ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 2 de outubro, em evento muito prestigiado, na loja Verdemar, no bairro Sion, em Belo Horizonte. 

Com apoio da rede Verdemar pelo quinto ano seguido, a competição é promovida pela Emater-MG em parceria com Secretaria Estadual de Agricultura; Universidade Federal de Lavras, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Para o sócio proprietário e diretor Comercial do Verdemar, Alexandre Poni, que é também presidente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), apoiar o concurso é mais do que oferecer um produto de qualidade diferenciada ao cliente, mas também contribuir com a realização de sonhos dos produtores. Já tivemos depoimentos de pequeno produtor que comprou uma casa com o dinheiro do café que nós compramos dele, então o orgulho é isso” ressalta. 1 

Além de todo o apoio ao concurso e incentivo à qualidade dos produtos, o Verdemar adquire a produção dos “Cafés Campeões” e disponibiliza ao consumidor final nas gôndolas da rede agregando alto valor ao produto. Enquanto a saca de café é comercializada na média em torno de R$ 800, Alexandre Poni conta que pagou R$ 7.000 pela saca do café campeão. É uma forma de reconhecer o trabalho do produtor. Não é fácil produzir um café deste. Além de divulgar o produto, é saber que a gente pode fazer a diferença para as pessoas com essa valorização do café”, afirma. 

Na ponta, há também outro elo importante dessa cadeia, o consumidor que busca essa qualidade. Há um público disposto a pagar por esse produto. Uma das coisas mais importantes é a pessoa pôr na boca e sentir que o café tem um gosto diferente, o desafio é isso. Nós crescemos bebendo café preto, torrado e hoje esse café, além de ser uma torra clara, marrom, não dá aquela tinta preta”, disse. 

Alexandre Poni detalha também a seriedade do concurso que sempre vem apresentando pequenos cafeicultores como produção e elevada qualidade. “É um concurso em que a prova é às cegas, não tem nenhuma chance de alguém saber qual é o café. Vêm grandes produtores, mas também temos microprodutores. Esse é o nosso orgulho, é a valorização desses pequenos produtores" afirma  

Governador prestigia evento

O lançamento dos Cafés Campeões contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que ressaltou a valorização do produto no estado. “Hojenós temos visto vários produtores conseguirem bons preços, em alguns lotes que são 10 vezes o valor do produto comum, e isso, temos de lembrar, é a coisa mais normal do mercado. Não tem carro de todo preço? Roupa, sapato, a mesma coisa. Tem carnes especiais também”, disse o governador durante o evento. “E porque nós só temos de produzir café comum, que a bolsa de valores é que precifica? Não podemos cair nessa armadilha, nós temos excelentes produtores, com produtos excepcionais em Minas Gerais”, destacou.  

O “Grande Campeão, classificado em 1º lugar no concurso, com 91 pontos, foi o produtor Ercilei José de Oliveira, de Manhuaçu, na Zona da Mata. Ele falou da alegria de, por meio do seu trabalho, estar em um evento ao lado do governadore ter o produto exposto em uma grande rede de supermercado da Capital. “Lá da minha casa, na roça, fazer meu produto estar estampado na prateleira aqui numa grande cidade é muito gratificante”, disse ele. Não tem nada melhor do que ver alguém tomando seu café e ver a reação de felicidade, de alegria no rosto dele. É como um vinho raro. Um café especial com essa excelência você não vai tomar todo dia" comemora o produtor. 

Evento prestigiado

Além dos sócios e diretores do Verdemar, Alexandre Poni e Hallisson Moreira, e do governador, Romeu Zema, o lançamento dos Cafés Campeões contou com a presença  do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, dos produtores dos cafés vencedores do concurso, da imprensa e de diversas autoridades que prestigiaram o evento.

 

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080