Já está nas gôndolas da rede Verdemar a linha “Cafés Campeões”, produzidos por cafeicultores das quatro regiões produtoras de café do estado – Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas - premiados no 19º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2022. O lançamento dos “Cafés Campeões Verdemar” ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 2 de outubro, em evento muito prestigiado, na loja Verdemar, no bairro Sion, em Belo Horizonte.
Com apoio da rede Verdemar pelo quinto ano seguido, a competição é promovida pela Emater-MG em parceria com Secretaria Estadual de Agricultura; Universidade Federal de Lavras, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão.
Para o sócio proprietário e diretor Comercial do Verdemar, Alexandre Poni, que é também presidente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), apoiar o concurso é mais do que oferecer um produto de qualidade diferenciada ao cliente, mas também contribuir com a realização de sonhos dos produtores. “Já tivemos depoimentos de pequeno produtor que comprou uma casa com o dinheiro do café que nós compramos dele, então o orgulho é isso” ressalta.
Além de todo o apoio ao concurso e incentivo à qualidade dos produtos, o Verdemar adquire a produção dos “Cafés Campeões” e disponibiliza ao consumidor final nas gôndolas da rede agregando alto valor ao produto. Enquanto a saca de café é comercializada na média em torno de R$ 800, Alexandre Poni conta que pagou R$ 7.000 pela saca do café campeão. “É uma forma de reconhecer o trabalho do produtor. Não é fácil produzir um café deste. Além de divulgar o produto, é saber que a gente pode fazer a diferença para as pessoas com essa valorização do café”, afirma.
Na ponta, há também outro elo importante dessa cadeia, o consumidor que busca essa qualidade. “Há um público disposto a pagar por esse produto. Uma das coisas mais importantes é a pessoa pôr na boca e sentir que o café tem um gosto diferente, o desafio é isso. Nós crescemos bebendo café preto, torrado e hoje esse café, além de ser uma torra clara, marrom, não dá aquela tinta preta”, disse.
Alexandre Poni detalha também a seriedade do concurso que sempre vem apresentando pequenos cafeicultores como produção e elevada qualidade. “É um concurso em que a prova é às cegas, não tem nenhuma chance de alguém saber qual é o café. Vêm grandes produtores, mas também temos microprodutores. Esse é o nosso orgulho, é a valorização desses pequenos produtores" afirma
Governador prestigia evento
O lançamento dos Cafés Campeões contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que ressaltou a valorização do produto no estado. “Hoje, nós temos visto vários produtores conseguirem bons preços, em alguns lotes que são 10 vezes o valor do produto comum, e isso, temos de lembrar, é a coisa mais normal do mercado. Não tem carro de todo preço? Roupa, sapato, a mesma coisa. Tem carnes especiais também”, disse o governador durante o evento. “E porque nós só temos de produzir café comum, que a bolsa de valores é que precifica? Não podemos cair nessa armadilha, nós temos excelentes produtores, com produtos excepcionais em Minas Gerais”, destacou.
O “Grande Campeão”, classificado em 1º lugar no concurso, com 91 pontos, foi o produtor Ercilei José de Oliveira, de Manhuaçu, na Zona da Mata. Ele falou da alegria de, por meio do seu trabalho, estar em um evento ao lado do governadore ter o produto exposto em uma grande rede de supermercado da Capital. “Lá da minha casa, na roça, fazer meu produto estar estampado na prateleira aqui numa grande cidade é muito gratificante”, disse ele. “Não tem nada melhor do que ver alguém tomando seu café e ver a reação de felicidade, de alegria no rosto dele. É como um vinho raro. Um café especial com essa excelência você não vai tomar todo dia" comemora o produtor.”
Evento prestigiado
Além dos sócios e diretores do Verdemar, Alexandre Poni e Hallisson Moreira, e do governador, Romeu Zema, o lançamento dos Cafés Campeões contou com a presença do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, dos produtores dos cafés vencedores do concurso, da imprensa e de diversas autoridades que prestigiaram o evento.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
24/05/2022 às 12:40
-
19/03/2019 às 11:03
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05