A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) participou, nesta quinta-feira (26) de uma reunião a convite do Conseleite, conselho composto de produtores de leite integrantes do Sistema FAEMG e Indústrias de Laticínios de Minas Gerais (integrantes do Silemg e do Sistema Ocemg). Mensalmente, o Conselho se reúne a fim de determinar valores de referência para o leite pago ao produtor a partir da capacidade de pagamento das indústrias participantes, que atualmente somam cerca de 65% do leite captado no estado.
A AMIS foi representada pelo seu Presidente Executivo, Antônio Claret Nametala. Também participaram: o assessor de Inovação e Planejamento da entidade, Paulo Ricardo Parma, e o gerente do Departamento Comercial, Pedro Gosende. A reunião, por teleconferência, envolveu ainda a presidente do Conseleite/sistema Ocemg, Izabela Perez; Marcelo Candiotto, da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR); Celso Costa Moreira, do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg); Yago Sartori Silveira, também do Silemg; Geraldo Magela da Silva, do Sistema Ocemg; e Jônadan Ma, Presidente da Comissão de Pecuária Leiteira da FAEMG .
Na pauta, estiveram proposições para um trabalho conjunto de valorização do leite, um dos símbolos da produção agropecuária mineira. Os produtores e a indústria leiteira no país têm buscado maior valorização para todos os elos da produção de comercialização do leite, de forma a capitalizar melhor o produtor diante dos altos custos de produção.
Varejo é um grande parceiro
Mesmo diante da oferta de produtos importados concorrendo com o produto nacional, uma das grandes reclamações de produtores nacionais, o setor supermercadista tem se mostrado, como sempre foi, um grande parceiro da indústria nacional de lácteos. Desde as grandes redes aos pequenos comércios do segmento têm portas abertas para o leite e derivados produzidos no país, especialmente, em Minas Gerais.
A AMIS informou que está acessível às propostas de trabalho em conjunto apresentadas pelo Conseleite para manter a cadeia leiteira sempre competitiva. É de elevado interesse do varejo supermercadista ter parceiros fornecedores com capacidade para atender a demanda no estado com qualidade e assiduidade na entrega.
Adicionalmente, o leite e seu derivados são produtos altamente relevantes para os supermercados, tanto na atração de fluxo de clientes, quanto na formação do mix adequado das lojas. O leite e seus derivados são itens básicos na alimentação, especialmente nos lares com criança, e o setor supermercadista como atividade essencial, prima por esse atendimento ao seu cliente diariamente.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
24/05/2022 às 12:40
-
19/03/2019 às 11:03
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05