Pesquisa da Kantar mostra o comportamento de consumo de proteínas dos brasileiros
07/11/2023 às 11:19

Pesquisa da Kantar, empresa especializada em dados, insights e consultoria, aponta que famílias reúnem, pelo menos, oito proteínas dentro de casa. Outra constatação é que essas famílias optam por aumentar as despesas com esses produtos, por considerá-la uma categoria essencial.

A ainda segundo a pesquisa, a cesta atinge 34% dos gastos entre os bens de consumo massivo e ocupa 47,4% das ocasiões. Os números fazem parte de uma pesquisa da Kantar. 

No acumulado de 12 meses até junho de 2023, a cesta faturou R$ 83 bilhões. Foram 60 milhões de lares compradores, que gastaram, em média, R$ 116,44 por mês. 

A retomada da ida ao ponto de venda em busca da cesta foi o grande impulsionador com os consumidores mais jovens (15% das aquisições foram realizadas pela faixa de até 29 anos) e das classes D/E (25%), que mesmo não sendo os grupos mais relevantes, segundo a pesquisa, foram os responsáveis pelo incremento em volume e frequência de compra (alta de 8,8% ou 3,5 idas a mais do que no período anterior).

Em relação às variedades, as proteínas in natura concentram 68% do volume, com destaque para carne bovina (+0,5 p.p. em ocasiões de uso na comparação do segundo trimestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior) e ovos (+0,4 p.p.). Entre os alimentos processados, os holofotes ficam para a mortadela (+0,7 p.p.).  

É importante ressaltar também que as datas comemorativas influenciam as escolhas das proteínas.  

Entre as razões que levam os brasileiros a comprar proteínas, as principais são sabor (+1,1 p.p em ocasiões), prazer (+1,8 p.p) e praticidade (+2,2 p.p.). Para cada um dos motivos, os consumidores buscam diferentes categorias e preparos. No primeiro, por exemplo, desponta o salame e o churrasco. No segundo, os frios de aves e os empanados. No último, o pão de queijo e os grelhados.

Fonte: Kantar

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