Grupo Carrefour e Seafood Watch firmam parceria inédita no Brasil para sustentabilidade da pesca e da aquicultura
31/07/2018 às 10:13

O Grupo Carrefour firmou parceria inédita com o programa Seafood Watch, pertencente ao Monterey Bay Aquarium®, ONG norte-americana voltada à conservação dos oceanos, com o objetivo de mapear a partir deste ano a sua própria cadeia de fornecimento de pescado e identificar oportunidades para garantir a sustentabilidade de todo o processo de criação e pesca. Com esta iniciativa, a companhia dá importante passo para garantir as boas práticas de manejo e preservação em uma das cadeias mais críticas no Brasil.

Além de direcionar a política de compras do Grupo Carrefour no país, promovendo profundas mudanças junto aos seus diversos fornecedores, parte do relatório que será publicada irá contribuir ainda na identificação dos potenciais de sustentabilidade das espécies mais consumidas no país e dos manejos que demandam maior atenção por parte dos agentes públicos e privados.

Esta é a primeira vez que a ONG, sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, realiza parceria com o varejo no Brasil, contando com o suporte da Paiche, consultoria brasileira em sustentabilidade de pescado. O Grupo Carrefour será a primeira empresa e varejista no país a realizar esse diagnóstico com impactos diretos e significativos na sua cadeia de fornecimento, sobretudo devido ao grande volume de pescado que é comercializado pela companhia todos os anos.

Esse projeto contempla outras duas frentes fundamentais para a efetiva aplicação desse diagnóstico: o acompanhamento e suporte aos fornecedores, a fim de garantir o manejo correto e proteção da biodiversidade, e campanhas de comunicação juntos aos clientes a fim de conscientizar sobre a importância do manejo sustentável e de consumir pescados de forma mais responsável.

 “Como varejista, temos a oportunidade de promover profundas mudanças na cadeia do pescado, incentivando a adoção de boas práticas de aquicultura e manejo, selecionando de forma consciente o sortimento de pescados ofertado ao consumidor e, consequentemente, auxiliando na recuperação e a preservação de espécies”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.

Carrefour 2022

A iniciativa em parceria com a Seafood Watch está alinhada ao plano de transformação global, o ‘Carrefour 2022’, anunciado em janeiro pelo Grupo Carrefour. Dentre os principais objetivos da nova estratégia está a liderança da chamada “transição alimentar”, isto é, permitir que seus clientes consumam melhor, produtos de mais qualidade, com segurança alimentar e responsabilidade socioambiental. Esse diagnóstico marca mais uma importante etapa do compromisso global do Grupo Carrefour para que suas cadeias de fornecimento sejam cada vez mais sustentáveis.

Sustentabilidade da cadeia de fornecimento

Como parte desta ambição, o Grupo Carrefour se comprometeu também a trabalhar conjuntamente com fornecedores, parceiros e o próprio setor, na busca por soluções para promover a sustentabilidade das suas operações, sobretudo da sua cadeia de abastecimento. No Brasil, o Carrefour já apoia iniciativas setoriais, como o Grupo de trabalho da Soja (GTS), o Grupo de Trabalho do Cerrado (GTC), o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), dentre outras.

A empresa também é membro fundador do InPacto – Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Em 2013, foi pioneira no lançamento da carne bovina com certificação Rainforest Alliance, selo atesta que a carne é proveniente de fazendas que seguem rigorosas normas internacionais de conservação ambiental.

A partir do compromisso global de oferecer produtos livres de desmatamento até 2020, quando uma política florestal foi desenvolvida para enfrentar os desafios de cada país, o Grupo Carrefour lançou em 2016 sua ‘Plataforma de Pecuária Sustentável’. A partir de uma política nacional específica para a compra de carne bovina in natura, adotou um sistema para monitorar os processos produtivos e práticas socioambientais de todos os seus fornecedores no país.

Em julho deste ano, anunciou ainda o investimento no projeto ‘Produção Sustentável de Bezerros’, por meio da qual irá fomentar ao lado de importantes parceiros a criação sustentável de gado em centenas de pequenas propriedades situadas no bioma Amazônico do Mato Grosso, contribuindo para desenvolver uma produção sustentável sob os aspectos financeiro e socioambiental.

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080