NRF Retail’s Big Show 2024 termina hoje em NY
16/01/2024 às 14:26
Imagem: Vista geral da entrada principal da NRF 2024
 
Crédito: NRF/Jason Dixson
 

A previsão do tempo se confirmou e a temperatura nesta terça-feira, 16/01 em frente ao centro de convenções Jakob K. Javits, em Manhattan, Nova Iorque, EUA, era de -1 grau Celsius quando se abriram os acessos pela manhã para o último dia do NRF Retail’s Big Show 2024, considerado o mais importante evento de varejo do mundo e uma verdadeira paixão de empreendedores, dirigentes e executivos varejistas brasileiros. O evento teve início no sábado passado.

Há pelos menos uma década, os brasileiros formam a maior comitiva de visitantes estrangeiros no evento anual promovido pela National Retail Federation (NRF). No ano passado, cerca de 1.900 participaram do evento. Vale dizer que é uma posição de destaque ser o primeiro, uma vez que visitantes de outros 100 países também foram à NRF 2023. Metade do público de 40 mil pessoas do evento é de pessoas residentes nos EUA e que atuam em atividades de varejo.

As atrações deste último dia são muitas, seja na feira com 1.000 expositores ou nas cerca de 70 palestras restantes, sendo que uma delas está a cargo de uma lenda do varejo americano, a empreendedora Martha Stewart. Porém, não será fácil superar a audiência que teve ontem a palestra de outra lenda: Earvin “Magic” Johnson.

Ele é considerado quase um Pelé do basquete, com uma brilhante carreira de 13 anos na NBA, passada principalmente atuando no time Los Angeles Lakers. Ele fez parte de outras cinco equipes do campeonato e foi 12 vezes All-Star e nove vezes membro do All-NBA First Team. Segundo texto divulgado pela NRF, explicou na palestra que sua célebre carreira no basquete lhe deu as ferramentas para ter sucesso no mundo dos negócios.

Nos dias de hoje, a lenda do esporte diz que ainda implementa as lições da carreira como jogador profissional para administrar seus próprios empreendimentos. "É difícil se tornar o número um, mas é ainda mais difícil permanecer o número um", ressaltou Johnson durante sua palestra ontem no Big Show da NRF. "Aprendi isso no esporte."

Disse aos profissionais de varejo como ele levou sua mentalidade competitiva e motivada para a gestão de seus empreendimentos comerciais atuais, que incluem uma participação acionária em vários times esportivos profissionais nos EUA, incluindo o Washington Commanders da NFL. Sua empresa de investimentos, a Magic Johnson Enterprises, também participa de franquias de restaurantes, cinemas e imóveis.

"Estamos sempre olhando para frente e garantindo que possamos estar aqui por muito tempo", disse Johnson, explicando como procura contratar pessoas com a mesma mentalidade, foco e dedicação que ele, relata a NRF no texto que divulgou. Esse tipo de longevidade – nos negócios e no esporte – exige uma visão. Para Johnson, três anos é um período realista para as pessoas se esforçarem para alcançar alguns de seus objetivos.

"Então você tem que criar um plano, uma estratégia e conseguir alguns mentores." Johnson adquiriu vários desses mentores durante seu tempo com os Lakers. Querendo saber mais sobre o mundo dos negócios, Johnson pediu as informações de contato de vários CEOs importantes que tinham ingressos de temporada para jogos do Lakers. Depois, pediu-lhes que fossem almoçar.

"Eu escolhi seus cérebros", disse ele. "Seis deles se tornaram mentores." O próximo passo, disse Johnson, foi garantir que esses mentores o mantivessem responsável e focado. Johnson também falou sobre a importância de ter um competidor, tanto no esporte quanto nos negócios. “Você avalia constantemente seu progresso”, disse.

Por fim, conforme a NRF, Johnson falou sobre sua evolução ao se tornar um líder – e a importância de dar o exemplo para seus funcionários. "Não é fácil liderar as pessoas", disse Johnson, descrevendo sua rotina matinal que envolve acordar às 4h30, ir à academia por duas horas e depois trabalhar o dia todo. Mas essa dedicação visível, segundo ele, é crucial para inspirar o restante da equipe. "Eles veem o trabalho que eu coloco", disse Johnson.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080