Da esquerda para direita: Fernando Passalio, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico; Professor Mateus, vice-governador de MG; Juliana Marra, Gerente Sênior de Relações Institucionais da Unilever; Edmundo Mollo, Diretor da Fábrica de Pouso Alegre; Coronel Dimas, Prefeito de Pouso Alegre; José Carlos Costa, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre (foto: Bruno Conrado)
A fábrica da Unilever em Pouso Alegre (MG) recebeu, nessa segunda-feira (19), a visita do vice-governador do Estado, Professor Mateus, e do prefeito de Pouso Alegre, Coronel José Dimas, que puderam ver de perto a produção da maior operação de alimentos da companhia na América Latina e as relevantes iniciativas sustentáveis promovidas no local. Durante o evento, a Unilever anunciou o investimento de 80 milhões de reais em 2024 para a expansão de mais uma linha produtiva da maionese Hellmann’s.
Os recursos permitirão que a operação tenha um aumento de duplo dígito na capacidade de produção quando as obras estiverem finalizadas, em maio de 2025. Nos últimos três anos, a divisão de Nutrição da Unilever – que tem marcas como Hellmann’s, Knorr, Mãe Terra e Maizena, entre outras - demonstrou um impressionante crescimento de mais de 50%, com crescimento exponencial da marca Hellmann's, que dobrou de tamanho no mesmo período.
De acordo com Edmundo Mollo, diretor da fábrica de Pouso Alegre, a expansão da fábrica é um ganho para todo o Sul de Minas. “O aporte está relacionado a nossa prioridade de atender o potencial de consumo do mercado. Com o aumento da capacidade produtiva, nos estruturamos para acompanhar o crescimento da marca Hellmann’s no Brasil e seguir gerando cada vez mais benefícios ambientais e socioeconômicos para a região. A fábrica de Pouso Alegre, além de ser responsável pela fabricação das principais marcas de alimentos da Unilever, ainda é referência em ações sustentáveis”, afirmou.
O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, destacou que a fábrica da Unilever é uma referência de sustentabilidade para a região. “É uma alegria saber que essa fábrica, que começou há 50 anos, não só continua gerando emprego e oportunidade, mas vem se atualizando, rodando com carbono zero, por exemplo, utilizando o biodigestor. É a concretude da economia circular”, disse.
Já o prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dimas, ressaltou os investimentos constantes da Unilever. "É uma tremenda alegria estar aqui. Como pouso-alegrense, a gente vê que a fábrica não parou no tempo. Embora esteja aqui desde 1974, ela vem só se aperfeiçoando, mostrando um compromisso contínuo com a inovação e a excelência. Além disso, é importante ressaltar o papel fundamental da fábrica para a geração de emprego e renda na cidade, proporcionando oportunidades de trabalho para muitos ao longo dos anos", afirmou. Além do governador e prefeito, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre, José Carlos Costa, estiveram na fábrica.
Investimento em Sustentabilidade
Durante a visita, o vice-governador de Minas Gerais e o prefeito de Pouso Alegre também conheceram as ações de sustentabilidade da fábrica, como, por exemplo, o funcionamento do biodigestor. O equipamento tem capacidade de produzir energia térmica e renovável para 100% de abastecimento da operação e é responsável pelo tratamento de 80% dos resíduos orgânicos gerados pelo processo produtivo. O biodigestor, em operação desde o ano passado, garante elevados níveis de eficiência ao mesmo tempo que elimina o uso de combustíveis fósseis na fábrica.
Outra iniciativa sustentável é conhecida como “Ilha Ecológica” de Pouso Alegre. A ação consiste na destinação correta de resíduos orgânicos que vão para compostagem. Na prática, todas as sobras de alimentos viram adubo da horta, permitindo, assim, 96% menos descarte de resíduos por tonelada de produção das fábricas e centros de distribuição da Unilever em Pouso Alegre.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05