Os supermercados mineiros registraram aumento de 3,41% na demanda em suas lojas durante o ano de 2023. É o que mostra o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), referente a dezembro.
O índice, que monitora o comportamento do consumo no setor em todo o estado, aponta ainda um crescimento de 6,56% sobre dezembro de 2022. Na comparação com novembro de 2023, o desempenho foi de 22,63%. Os dados estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
O resultado acumulado, de 3,41%, é superior ao projetado pela AMIS no início do ano (2,85%). O Presidente Executivo da entidade, Antônio Claret Nametala, explica esse desempenho. “Ao longo do ano, o estado de Minas Gerais veio demonstrando forte desempenho na atração de investimentos e na geração de empregos, sempre acima da média nacional. Isso justifica, em parte, esse crescimento. Sempre destacamos isso, um consumidor com emprego formal tem mais confiança para comprar”, disse Claret.
Outra contribuição veio do comportamento dos preços dos alimentos em geral, que pressionaram menos o bolso do consumidor em relação ao período imediatamente após a pandemia. “O fato de os alimentos da lista básica apresentarem preços mais em conta, o que foi observado em vários produtos, como carnes, leite, óleo de soja, por exemplo, leva o consumidor a colocar mais itens no carrinho”, analisa Claret. “Consequentemente, esse consumidor fica mais propenso a comprar outros itens fora da cesta básica, como para eventos em famílias no final de semana e para os encontros nos lares, um costume fortalecido na pandemia e que, em boa parte, se manteve”, explica o Presidente Executivo da AMIS.
Regiões – Todas as regiões apesentaram desempenho acima de 20% na comparação de dezembro com novembro. O maior crescimento, de 24,25%, ocorreu na Zona da Mata, uma das regiões que sempre puxam para cima a variação do consumo nos supermercados no estado. O menor desempenho, mas não muito distante da média estadual, ocorreu no Norte/Noroeste, com 20,90%.
Natal - A demanda impulsionada pelo Natal e todas as festividades de final de ano cresceu 6,56%. Para efeito da pesquisa do Índice de Consumo, é considerado todo o mês de dezembro comparado com o mesmo mês do ano anterior. “As nossas pesquisas junto aos associados apontavam uma expectativa de crescimento de 6,70%. Ou seja, o resultado ficou muito próximo das projeções. É importante destacar a base forte de comparação de 2022, período em que tivemos a Copa do Mundo de Futebol, no Catar (20/11 a 18/12), e por ocasião dos jogos tivemos uma boa procura em importantes categorias de produtos nos supermercados”, analisa Claret.
Confira a pesquisa completa neste link.
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