Cencosud Brasil avança no digital e cresce quase 50% no cash & carry
06/03/2024 às 13:41

A Cencosud Brasil encerrou 2023 com receita liquida de R$ 10 bilhões, um aumento de 8,5% ante 2022, com participação do Cash & Carry de 35%, quase 10 pontos percentuais a mais que em 2022. O EBITDA  (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 569 milhões em 2023, em linha com o ano anterior e margem de 5,7%.

Segundo a companhia, o desempenho é   resultado de “importantes avanços e conquistas alinhadas à sua estratégia de crescimento”. Mesmo diante do cenário econômico desafiador, informa a empresa, o grupo aumentou sua presença no País com 17 novas lojas físicas e operações on-line no Rio de Janeiro. Realizou ainda avanços no digital, ingressou no mercado de retail media e apostou em sinergias para potencializar o Cash & Carry. Ações, estas, somadas aos projetos de eficiência e automatização de processos.

O Cash & Carry foi um dos principais contribuidores para o crescimento da receita da Cencosud Brasil, com aumento de 49% sobre 2022 e participação de 35% na receita líquida, impulsionada pelo crescimento do Giga e pela migração de lojas do segmento de varejo para atacado, que ainda estão em fase de maturação. Hoje, essa operação do grupo é composta por 57 lojas – sendo 11 do Giga Atacado, 36 do Bretas Atacado e 10 do Mercantil Atacado.

No ano passado, a rede de supermercados Prezunic, explorando um novo nicho de mercado, inaugurou cinco novas lojas, que possuem estrutura moderna e compacta, com foco em perecíveis e diversas facilidades para os clientes, como pagamento por reconhecimento facial, terminais de autoatendimento e o Fila Zero, serviço inédito que combina a seleção de produtos na loja com a entrega e pagamento em domicílio.

O 4T23 teve ainda como destaque a bandeira de conveniência Spid, que abriu três lojas e assinou um acordo estratégico com iFood para assumir 9 dark stores da operação iFood Express no Rio de Janeiro, praticamente dobrando sua atuação local, totalizando 19 lojas físicas e online.

Digital e retail media

A Cencosud Brasil celebrou importantes avanços, a exemplo da loja automatizada do Prezunic dentro do WhatsApp; os programas de relacionamento Clube Prezunic; Clube Bretas e o serviço de assinatura Prezunic Prime, que, além de fortalecer o CRM, oferecem benefícios e descontos aos clientes cadastrados.

Ainda no âmbito de relacionamento com o cliente e proporcionar experiências diferenciadas, houve o lançamento de Cencosud Media Brasil, unidade de negócio especializada em retail media. Combinando recursos de Inteligência Artificial, analítica avançada, regionalidade e conhecimento do consumidor, Cencosud Media vem realizando uma série de ações junto aos parceiros da indústria, apoiando-os em suas estratégias de marketing para conectar clientes às marcas.

ESG

Dentro da atuação em ESG, a sustentabilidade esteve presente por meio do uso de iluminação em LED e sistemas de refrigeração eficientes. Além disso, em 2023, a companhia arrecadou 53,8 toneladas de vidro e 4,7 toneladas de lâmpadas que foram destinadas para reciclagem e doou 250,8 toneladas de alimentos para projetos que beneficiam instituições sociais.

No pilar Pessoas, a companhia desenvolve ações contínuas que valorizam e promovem a diversidade na companhia, hoje composta por 50% de mulheres. Colaboradores que se declaram negros/pardos ocupam mais de 57,5% dos cargos de liderança, um dos maiores índices do setor supermercadista.

O grupo segue confiante no cenário socioeconômico do país e está dedicado em garantir a qualidade de todos os produtos e serviços ofertados e, sobretudo, com foco na rentabilidade do negócio.

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