Grupo Carrefour Brasil adere aos movimentos Ambição Net Zero e Conexão Circular, da ONU
03/04/2024 às 16:10

O Grupo Carrefour Brasil assinou, nesta quarta-feira (3), termo de adesão aos movimentos Ambição Net Zero e Conexão Circular, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Ambos os movimentos têm como objetivo acelerar as metas da Agenda 2030 da ONU com ações concretas e compromissos públicos. A assinatura foi celebrada em evento realizado no Hotel Rosewood com a presença da Diretora de Sustentabilidade da companhia, Susy Yoshimura.  

Em um contexto de emergência climática, o Movimento Ambição Net Zero é uma iniciativa de aceleração que visa desafiar e apoiar empresas integrantes do Pacto Global da ONU para que estabeleçam metas robustas e com base na ciência, visando limitar o aumento da temperatura mundial em até 1,5º C.

Já o Movimento Conexão Circular, por meio de uma jornada conjunta de aprendizado, trocas de experiências e conhecimento, o Movimento trabalhará com as organizações brasileiras para atingir um novo estágio de consciência onde haja avanço individual e coletivo visando a evoluir padrões de produção e de consumo sustentáveis, que busquem o uso eficiente de recursos naturais, reduzam o desperdício e minimizem o descarte de resíduos, contribuindo para a redução efetiva de todas as formas de poluição.

Para a Susy Yoshimura, a adesão aos movimentos reforça o comprometimento e propósito do Grupo. “Temos como propósito oferecer alimentos de qualidade, sustentáveis e acessíveis a população brasileira, queremos fazer isso alinhada a nossa estratégia de impulsionar a transição alimentar. Participar destes movimentos é também poder inovar a partir de sinergias, trocas e aprendizados em desafios comuns ou complementares”.
O Grupo Carrefour Brasil tem sua estratégia de prioridades socioambientais alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, entre eles a ambição de reduzir as emissões de escopo 1 e 2 em 50% até 2030 e 70% até 2040 e reduzir as emissões de escopo o3 em 29% até 2030 (As metas consideram o ano base de 2019, além de estarem alinhadas a ciência, limitando o aumento da temperatura global em até 1,5ºC).

Em 2023, o Grupo reduziu em 35% as emissões de gases causadores do efeito estufa. Esse indicador representa um acréscimo de 16 pontos percentuais em relação à meta fixada para o período.

Na frente de economia circular, a companhia tem como ambição garantir que 100% das embalagens de marca própria do Grupo sejam recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025. Em 2023 o resultado atingido foi de 65,7% , um aumento de 50% comparado ao ano anterior.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080