A reportagem foi recebida pelos quatro atuais diretores para contar uma bela história de empreendedorismo transcorrida em Sete Lagoas, a 70 quilômetros de Belo Horizonte. Os irmãos Berenice Bastos (Diretora de Recursos Humanos), Denise Bastos (Diretora de Controladoria), Frederico Bastos (Diretor de Tecnologia da Informação e Financeiro), e Sérgio Henrique Bastos (Diretor Comercial), relataram a história dos 50 anos de uma loja de “secos e molhados” que se tornou uma rede de supermercados que emprega mais de 900 colaboradores.
Atualmente a rede possui nove unidades, oito em Sete Lagoas, uma em Jequitibá e um e-commerce. Em 2023, faturou de R$ 275 milhões, com crescimento de dois dígitos e neste ano tem como objetivo chegar aos R$ 300 milhões. Pertence ainda à família a JotaKasa, com duas lojas de material de construção na cidade.
Tudo começou em abril de 1974, quando os irmãos Joaquim Bastos e Geraldo Bastos fundaram a Mercantil Bastos Ltda, com uma loja de 500 metros quadrados e atendimento de balcão. No mesmo ano, evoluiu para o autosserviço de supermercado. Em 1977, o empreendimento recebe o nome de supermercados Santa Helena, uma homenagem ao monumento natural no entorno da cidade, a serra de mesmo nome.
Com as idas e voltas de mudanças de imóveis no Centro, e com a visão de empreendedorismo de Joaquim Bastos, a empresa vislumbrou a construção de uma loja maior. O local escolhido era distante do Centro, com ruas sem pavimentação, mas, ali foi aberta a loja de 1.750 m2 em junho de 1982, na rua Olavo Bilac, bairro Canaã, sob enorme desconfiança. “Era comum os comentários como: ‘Joaquim é doido? Uma loja daquele tamanho, para que um terreno tão grande’”, recorda Sérgio. “Ele foi um visionário”.
A matéria completa você acompanha na edição deste mês da revista Gôndola.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05