Diante dos desafios da gestão de resíduos e da reciclagem de plástico no Brasil, a PepsiCo investe na estruturação da cadeia da reciclagem e em logística reversa para ampliar a destinação correta de embalagens plásticas pós-consumo. Ao mesmo tempo, a empresa apoia iniciativas de economia circular a fim de beneficiar cooperativas de coleta e triagem de resíduos.
Além disso, a PepsiCo tem desenvolvido novas tecnologias de embalagens e modelos de negócio ao redor do mundo para diminuir ou zerar o uso de plástico virgem em sua cadeia produtiva, e ampliar o uso de plástico reciclado em suas embalagens. Paralelamente, investe, ainda, em iniciativas de educação ambiental da sociedade.
Menos plástico
A PepsiCo objetiva chegar a 14% de uso de plástico reciclado (rPET) nas embalagens de suas marcas de bebidas, H2OH!, Pepsi, Liplton e Gatorade e em 100% dentro das marcas H2OH! Limão e Teem até o fim de 2024, no Brasil. A empresa já reduziu em 5 mil toneladas o uso de plástico virgem nas suas embalagens de bebidas desde 2020.
Certificação
Em parceria com a eureciclo, uma empresa certificadora de logística reversa de resíduos, a PepsiCo, desde 2022, garante que o mesmo volume que gera de embalagens no mercado ao ano seja recolhido por meio de parceiros como cooperativas e operadores de reciclagem. Com auditoria externa da Ernst & Young, apenas entre 2022 e 2023, a empresa recuperou 18.500 toneladas de plásticos flexíveis, em seis estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Amazonas.
Os resíduos foram destinados à rota de recuperação energética - ou seja, utilizados como combustível em fornos de cimenteiras e matéria-prima do cimento. E em 2024, a PepsiCo estima coletar mais de 8.600 toneladas de plástico flexível.
“No Brasil, são produzidas mais de 24 milhões de toneladas de resíduos recicláveis ao ano pela sociedade, incluindo indústrias e empresas, mas apenas cerca de 3% são reciclados. Este dado mostra o tamanho do desafio que temos que superar com ações práticas. A rota de recuperação energética é um plano de transição para a economia circular com resultados em volume muito significativos”, afirma a gerente de sustentabilidade corporativa da PepsiCo Brasil, Priscila Papazissis.
Além de mitigar o impacto ambiental que estes resíduos trariam, a iniciativa atua no aspecto social com a promoção de cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos, nos cálculos da companhia.
Foto: Ulisses Sulivan - Terra Preta Produções
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