Revista Gôndola apresenta reportagem sobre o forte crescimento da categoria de pescado no varejo
04/09/2024 às 10:06

 A participação da peixaria no faturamento da loja é da ordem de 1%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O número pode parecer pequeno, mas o faturamento do setor é de R$1 trilhão. Logo, é preciso vislumbrar o tamanho do potencial de crescimento. 

Todas as vantagens levam ao maior consumo de peixes. Grande diversidade, com preços acessíveis a todos os perfis de renda, indústria ambientalmente sustentável e demanda crescente. Além isso, a margem é alta, de 25% a 28%, em média. Ou seja, quem ainda não está pensando em melhorar a oferta do produto, pode estar perdendo boas oportunidades.

O Supermercados BH tem apostado cada vez mais nos produtos e, como resposta, tem verificado aumento da procura. “O hábito do consumidor vem melhorando com relação ao consumo de peixes. A melhora do sortimento na qualidade dos peixes ajuda no crescimento da categoria”, informa o comprador da área na rede, Paulo Luciano da Silva. Para isso, a área de compras não poupa esforços para colocar o produto à disposição na loja. Os produtos vêm de regiões como Belém (PA), Manaus (AM), e em boa parte também da capital mineira da produção de peixes, Morada Nova, na região Central. Os fatores que impulsionam o crescimento do pescado no Supermercados BH são “melhora de sortimento e produtos promocionais atendendo a necessidade de nossos clientes”, como detalha Silva. 

AUMENTO DA PROCURA

No Supermercados Rena, com sede em Itaúna, o Diretor de Inteligência de Mercado, Vinícius Mendes, verifica aumento da procura por peixes nos últimos meses em cerca de 15%, puxado por espécies como tilápia e piramutaba, nos cortes de filé. “O peixe tem o consumo aumentado devido a mais acessibilidade a preços, e com isso maior frequência de promoções. Negociamos ações de marketing e promocionais semanais para desenvolvimento da categoria”, revela Mendes. Somado a isso, a rede faz encartes semanais, divulgando o sortimento da seção. “É uma categoria que está numa crescente, devido à saudabilidade e à maior acessibilidade de preços de proteína”, explica o diretor, que tem suas compras na região do Amazonas e em Morada Nova de Minas. 

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