A fabricante de bebidas Ambev firmou parceria com a alemã Volkswagen Caminhões e Ônibus para adoção de 1.600 caminhões elétricos por todos os 20 operadores logísticos que trabalham com a empresa até 2023, em uma estratégia que coincide com a entrada em vigor da tabela de fretes no País.
Um primeiro veículo da linha de caminhões elétricos, com autonomia para rodar até 200 km com energia 100% renovável, deve chegar às ruas da capital paulista até o fim de setembro, disse o diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Guilherme Gaia.
"Este ano iniciamos testes com um caminhão para tornar o projeto mais assertivo [...] Esse caminhão é considerado leve, a ideia é termos caminhões grandes também", disse Gaia.
Atualmente, a Ambev utiliza cerca de 4.800 caminhões pesados e semipesados em toda a sua cadeia de distribuição, composta por 120 operações no Brasil. O e-Delivery, segundo o diretor de sustentabilidade, será inicialmente usado para rotas mais curtas e abastecido com energia solar gerada por painéis instalados em um dos nove centros de distribuição da empresa em São Paulo. Em todo o Brasil, a empresa tem mais de 100 centros de distribuição direta.
Apesar da certa coincidência do anúncio ser feito alguns dias após a sanção presidencial, Gaia afirmou que o projeto de caminhões elétricos, que não estão sujeitos à tabela de fretes segundo informação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), não tem relação com a paralisação nacional dos caminhoneiros.
"Esse movimento (a greve dos caminhoneiros) é relativamente recente, temos acompanhado como toda a sociedade, mas o caminhão elétrico é maior que isso, é um fenômeno, um projeto anterior a esse movimento que vimos recentemente", afirmou Gaia.
O presidente-executivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, também mencionou coincidência ao ser questionado sobre o momento escolhido para o anúncio da parceria. "Óbvio que uma greve dessa natureza chama a atenção para a necessidade de se ter produtos alternativos ao diesel... Mas esse produto só começará em linha de produção mesmo em 2020. Não estamos contemplando nenhuma venda especificamente por causa da decisão do ministro Fux."
Gaia, da Ambev, ressaltou que as conversas com a Volkswagen para renovação de parte da frota parceira com caminhões elétricos ocorrem há mais de cinco anos. Com a parceria, cerca de 35% da frota que atende a cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa, reduzindo as emissões de poluentes no ar em mais de 30,4 mil toneladas de carbono por ano, segundo o grupo de bebidas. (Fonte: Folha de S. Paulo)
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