O Verdemar sediou, mais uma vez, o julgamento das amostras finalistas do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O evento foi realizado na segunda-feira (25), no mezanino da unidade Sion (av. Nossa Senhora do Carmo,1900). Foram analisadas as 40 amostras finalistas do concurso (20 da categoria Natural e outras 20 de Cereja Descascado).
A divulgação e a premiação dos ganhadores será em dezembro, durante evento que será promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
A prova dos cafés finalistas foi feita por oito especialistas com certificação reconhecida internacionalmente e que possuem habilidades avançadas de degustação e avaliação de café do tipo arábica. As amostras foram submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.
“Nós avaliamos dez atributos, que são pontuados de 1 a 10. Daí fazemos a somatória das notas. E os cafés estão incríveis, com qualidade muito alta. O trabalho dos produtores de Minas Gerais foi muito bem-feito. São cafés de perfis diferenciados, realmente raros”, informa o degustador Gilmar Cabral, um dos jurados do concurso. Todos os cafés atingiram nota acima de 85 pontos (de um total de 100), seguindo as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA, em inglês), entidade internacional de referência do setor.
Mudança social
Para o diretor técnico da Emater-MG Gelson Soares Lemes, o concurso estadual tem sido um grande propulsor da melhora da qualidade do café mineiro. “É um concurso tradicional nas regiões cafeeiras, que envolve um grande número de participantes todos os anos. Muitos produtores atendidos pela Emater-MG veem no concurso uma forma de agregar valor ao seu produto e com isso crescer na cafeicultura, por isso estão sempre procurando fazer a melhor bebida”, ressalta Gelson.
Na edição de 2024, a competição recebeu um total de 1.406 amostras, provenientes de 146 municípios mineiros, das quatro macrorregiões produtoras do estado (Matas de Minas, Sul, Cerrado e Chapada de Minas).
Para aproximar os consumidores dos produtores, o Verdemar entrou como parceiro do projeto da Emater-MG e, desde 2018, passou a lançar uma linha especial dos cafés campeões do concurso. A rede compra as sacas do primeiro e segundo lugar e dá um destaque especial nas gôndolas das 16 lojas do Verdemar, com um rótulo especial. “Para nós é um orgulho receber esse concurso. O nosso cliente já fica perguntando: quando vai sair o novo café campeão. Além de ter um produto diferenciado, é uma satisfação sermos parceiros de um concurso, que tem mudado a vida de muitos agricultores familiares e que tem valorizado a sustentabilidade na agricultura”, argumenta a gerente corporativa do Verdemar, Ivana Marques Macedo.
Premiação
O coordenador técnico estadual da Emater-MG, Willem Guilherme de Araújo, um dos organizadores do concurso, explica que haverá 24 campeões: três ganhadores por região produtora em cada categoria (Natural e Cereja Descascado). “Desses vencedores, quem obtiver a maior nota será o Grande Campeão mineiro de 2024. Também vamos homenagear a cafeicultora e o extensionista destaque, e o cafeicultor do programa Certifica Minas Café com melhor nota. E criamos o prêmio de sustentabilidade, porque não é importante só qualidade na xícara, mas a qualidade de vida e do meio ambiente”, argumenta Willem.
Para o sócio-diretor do Vermedar, Alexandre Poni, o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é uma iniciativa de grande relevância, pois destaca a excelência dos produtores mineiros e valoriza o trabalho árduo e a dedicação que eles têm com seus grãos. “Para o Verdemar, é uma enorme satisfação não só sediar a etapa final, mas também levar esses cafés premiados para nossas gôndolas, conectando os consumidores ao que há de melhor na produção cafeeira do estado. Esse encontro entre qualidade e tradição fortalece ainda mais o vínculo entre o campo e as mesas dos mineiros", avalia.
A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e a Oficina do Espresso. O patrocínio é o Sicoob Crediminas e o Verdemar.
Fotos: Divulgação
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05