A Ambev pretende reforçar a oferta de bebidas de baixo teor alcoólico em 2019, afirmou o presidente da companhia, Bernardo Paiva. O grupo tem como meta global chegar a 2025 com 20% das vendas provenientes de produtos sem álcool ou com baixo teor alcoólico.
No primeiro semestre deste ano, 14,4% da receita de vendas da companhia no Brasil veio de bebidas não alcoólicas, incluindo refrigerante Antarctica e sucos Do Bem. No primeiro semestre de 2017, o percentual era 14,7%. Em volume de vendas, houve queda de 1,9%.
Em relação à cerveja Brahma 0,0%, marca sem álcool da Ambev, as vendas respondem por cerca de 1% do volume de cerveja vendido pela companhia, mesmo índice apresentado em 2017.
Na categoria de bebidas de baixo teor alcoólico, a principal aposta da Ambev são as linhas de Skol Beats (Senses, Secret e Spirit). O volume de vendas dessa linha é mantido em sigilo pela companhia. De acordo com dados da Euromonitor International, as vendas de Skol Beats no ano passado somaram 50,3 milhões de litros, ou 0,6% das vendas totais de cerveja da Ambev no Brasil.
"Os nossos planos para o próximo ano incluem lançamentos de novos produtos com baixo teor alcoólico. A expectativa é crescer as vendas na área, para atingir a meta de 2025", afirmou Paiva.
O executivo acrescentou que a companhia tem buscado estimular o consumo da cerveja Brahma 0,0% ao substituir as propagandas de Brahma Chopp por anúncios que divulgam a Família Brahma, aumentando a visibilidade da versão zero álcool da marca.
Cenário macroeconômico
Em relação ao cenário macroeconômico, Paiva disse que acredita na continuidade do crescimento da economia brasileira no longo prazo.
"A situação do país ainda é difícil. A renda disponível sofre, o consumo sofre. Isso não muda a estratégia da companhia. Acredito que, em algum momento, o país vai voltar a crescer, independentemente de quem ganhar a eleição", afirmou Paiva.
Consumo responsável
O executivo participa hoje do "Dia de Responsa", evento da Ambev voltado para promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas. A mobilização também é adotada pela Anheuser-Busch InBev (AB InBev), controladora da Ambev, envolvendo mais de 30 mil funcionários do grupo em mais de 50 países.
Funcionários da empresa visitam estabelecimentos comerciais, onde falam sobre consumo responsável e colam cartazes com mensagens sobre o tema.
A Ambev e a AB InBev têm como meta investir US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização de consumidores nos próximos nove anos. No ano passado, a Ambev divulgou que investiu cerca de R$ 45 milhões em três anos em programas de prevenção de acidentes de trânsito e conscientização contra venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
(Fonte: Valor Econômico)
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