A Forno de Minas dá continuidade à estratégia de expansão para os Estados Unidos, mercado responsável por mais de 70% das exportações da empresa, com a distribuição do pão de queijo assado congelado para a rede varejista Walmart. O produto, que já vem pronto para o consumo precisando apenas ser aquecido, estará disponível em 200 lojas em diferentes estados como Califórnia, Colorado, Flórida, Idaho, Montana, Nevada, Oregon, Texas e Utah.
Atualmente com mais de 2 mil pontos de vendas nos Estados Unidos, o aumento de aproximadamente 10% na distribuição gera a expectativa de um crescimento de pelo menos 10% nas vendas com essa expansão. Segundo a gerente de Comércio Exterior da Forno de Minas, Gabriela Cioba, as exportações representam cerca de 5% do faturamento total da empresa e esse número deve alcançar os 7% até o final do ano.
Com uma nova embalagem desenvolvida para o mercado norte-americano, Gabriela Cioba destaca que o Walmart é um parceiro forte e que há previsão de uma nova expansão no ano que vem. “É uma vitrine que permite abrir portas para expandir nossa operação junto com o Walmart. Estamos desenvolvendo um projeto em redes sociais para contar ao consumidor sobre a nossa presença e pretendemos entender as localidades em que estamos para realizar ações locais”, arma.
Além da distribuição do pão de queijo tradicional assado, a perspectiva é de que, no ano que vem, dois novos produtos que ainda não existem no portfólio brasileiro sejam distribuídos nos Estados Unidos: a versão pré-assada do pão de queijo t e do palito de queijo. “Fizemos uma pesquisa e entendemos que o consumidor norte-americano teria interesse nesses produtos por serem uma versão mais versátil e prática que se adapta à rotina desses clientes”, explica Gabriela Cioba.
Mercado externo
Com um crescimento proporcionalmente maior do que o do mercado interno, a expectativa para longo prazo de é que as exportações alcancem até 20% do faturamento total da Forno de Minas.
Atualmente com uma subsidiária norte-americana, a empresa exporta pães de queijo para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Peru, Uruguai, Emirados Árabes, Japão, Guatemala, El Salvador, Panamá, Costa Rica, Colômbia, China e Paraguai. Gabriela Cioba ressalta que ações como a retomada de vendas e desenvolvimento da China com um novo distribuidor e a parceria com um cliente no Paraguai com a primeira exportação realizada, foram algumas das outras estratégias de expansão efetivadas neste ano.
Além disso, projetos para a América Latina no México, Argentina e Colômbia e o desenvolvimento de um produto específico para o mercado europeu estão no planejamento para expandir as atividades no exterior em 2019.
“Esse ano foi de um crescimento muito expressivo não somente nos mercados que já atendíamos como também em novos mercados. Nossa expectativa é de um crescimento de mais de dois dígitos no volume para o ano que vem”, comenta. (Fonte: Diário do Comércio)
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