Compras online de alimentos crescem 15%, globalmente, nos últimos dois anos
12/12/2018 às 10:43

Compras online de produtos embalados e frescos cresceram 15% nos últimos dois anos, com um aumento na confiança dos consumidores dentro do ecossistema do e-commerce, levando a compras em uma ampla gama de categorias, aponta estudo realizado pela Nielsen.

Compras online de produtos embalados e frescos cresceram 15% nos últimos dois anos. O consumidor está mais confiante no ecossistema do e-commerce, ampliando sua gama de categorias compradas via digital, o que proporcionou um crescimento médio de US$70 bi para as vendas de FMCG online.

O relatório Comércio Conectado de 2018, que analisa os hábitos de compra online dos consumidores, concluiu que 95% dos consumidores globais com acesso à internet fizeram pelo menos uma compra online, apresentando um aumento de 1% em relação a 2017 e 2% em relação a 2016. O relatório também revelou que 26% dos consumidores digitais compraram alimentos frescos online, um incremento de 15% entre 2016 e 2018, o que contribui para o crescimento geral do comércio eletrônico de FMCG, que a Nielsen estima ter crescido cerca de US$70 bilhões, globalmente, nos últimos dois anos.

As categorias de e-commerce de moda, viagens e livros continuam a representar a maior proporção de transações online mundialmente (61%, 59% e 49% dos consumidores, respectivamente, compraram dentro da categoria). Enquanto isso, as categorias que registram o crescimento mais significativo na atividade de e-commerce incluem entregas de restaurantes, as quais 33% dos consumidores online fizeram uma compra (até 2pts vs 2017), alimentos embalados (até 3 pts a 30%) e alimentos frescos ( até 2pts a 26%).

“A partir do rastreamento da evolução do comércio eletrônico em países pioneiros, como a Coréia do Sul, onde as vendas online representam 20% do total do setor de FMCG, sabemos que os consumidores seguem um certo padrão de comportamento de compras online”, observa Pete Gale, da área de Retail Services da Nielsen. “Viagens, moda e livros são categorias típicas para quem compra online pela primeira vez, mas à medida que aumentam seus níveis de familiarização, conforto e confiança, seu repertório de categorias se expande para áreas como beleza, cuidados pessoais e produtos para bebês, movendo-se para, ainda mais longe, categorias de alimentos embalados e frescos. Isto é evidenciado no salto significativo que vimos em compras online em supermercados e entrega de alimentos nos últimos anos”.

O estudo revela que os consumidores estão mais abertos a comprar alimentos embalados e frescos online quando são oferecidas certas opções de compra e garantias de qualidade. Quase metade (49%) dos consumidores globais assume que a garantia de devolução do dinheiro para produtos que não correspondem ao que foi pedido os encorajaria a comprar online. Mais de 45% dos consumidores são atraídos pelo serviço de substituição de produtos no mesmo dia para produtos indisponíveis, enquanto 44% procuram serviços de entrega gratuitos para compras acima de um gasto mínimo.

“Conforme aumenta a adoção das compras online pelo consumidor, o espaço do e-commerce em constante evolução torna tênue as fronteiras entre online e offline”, observa Gale. “Há alguns anos, a compra online estava focada em produtos não perecíveis, como viagens, moda e livros, mas, com o passar do tempo, vemos um aumento das compras de novas categorias. Olhando para o futuro, a próxima onda de evolução no comportamento de compras online provavelmente será impulsionada por inovações em recursos digitais, como recomendações personalizadas com base no consumo programático e comportamento online.”

 

FONTE: NIELSEN

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