A nova gestão do Walmart no Brasil abandonou de vez o modelo de preços mais estáveis, sem promoções, e adotou uma política agressiva de descontos nas últimas semanas. O baixo crescimento nas vendas no segundo semestre acabou reforçando a decisão de rever a estratégia, disse uma fonte.
Controlada há seis meses pela empresa de private equity Advent, a operação brasileira do Walmart está passando por mudanças importantes. A política de preços não é a única estratégia considerada equivocada. A estrutura comercial e até o sistema de tecnologia, que faz a ligação entre lojas, centros de distribuição e fornecedores, estão sendo revistos e podem mudar.
A empresa voltou a criar áreas comerciais regionais pelo país, abrindo mão de um modelo centralizado. É uma tentativa de "dinamizar" a área comercial - um dos principais focos do novo presidente Luiz Fazzio, na função desde agosto -, fortalecendo políticas de compra locais, diz uma fonte a par do assunto.
Em junho, a Advent anunciou a aquisição de 80% do Walmart Brasil - os americanos continuam com os 20% restantes. Em agosto, o Valor antecipou que, inicialmente, o fundo colocará R$ 1,9 bilhão na empresa até 2021, valor a ser consumido num plano de reestruturação profunda da empresa.
Também foram feitas mais mudanças na linha de frente da varejista antes do Natal, dizem fornecedores e ex-executivos. Ex-CEO do Carrefour de 2009 a 2013, Fazzio trouxe diretores da rede francesa rival para a equipe, a maioria executivos com quem já trabalhou.
No fim de 2018, Daniel Mora, diretor comercial e de marketing dos hipermercados do Carrefour na França, foi contratado como novo diretor-executivo comercial do Walmart. Mora, nascido na França, torna-se um dos novos homens de confiança de Fazzio.
Em agosto, a executiva Ana Paula Santos, ex-diretora de recursos humanos do Carrefour, voltou ao Walmart a convite de Fazzio (ela trabalhou na rede até 2017). Também foram contratados Fernando Lunardini, ex-Carrefour, para diretoria-executiva de transformação, e Davi Ponciano (ex- Quero Quero) para a diretoria financeira.
Quando Fazzio era CEO do Carrefour, ele e Mora trabalharam juntos, tendo Ana Paula e Lunardini na equipe. (Fonte: Valor Econômico)
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05