Dona da marca Estrella Galicia, a cervejaria espanhola Hijos de Rivera planeja investir em sua expansão internacional para aumentar de 6% para pelo menos 10% a receita obtida fora da Espanha. A companhia, de controle familiar, já vende suas cervejas em 50 países. O Brasil, seu maior mercado fora da Espanha e onde ainda planeja instalar uma fábrica, é parte central desse plano.
Como parte da estratégia, Fabio Rodrigues, que era diretor- geral da empresa no Brasil, tornou-se, neste mês, diretor-geral na América Latina. Juan Paz, que era diretor de marketing da subsidiária brasileira, assumiu o comando da operação. Nascido em Lugo, na Galicia, Paz é formado em economia e em ciência política e governo. O executivo, de 41 anos, está desde 2006 no Brasil.
Paz disse que, excluindo o Brasil, onde parte da cerveja vendida é fabricada localmente, a América Latina é vista como um projeto de exportação da companhia. "Futuramente, a intenção é abastecer a região com a produção de cerveja no Brasil", afirmou.
A Estrella Galicia, nome da empresa no Brasil, planeja fortalecer sua operação nos países da América Latina onde já está presente e, futuramente, quer explorar oportunidades em outros mercados da região. Além do Brasil, há operações diretas em sete países: Paraguai, Uruguai, Equador, Chile, Argentina, Colômbia e Bolívia.
No Brasil, a Estrella Galicia está presente desde 2008. Sem citar números, Paz disse que a operação brasileira é atualmente a maior da empresa fora da Espanha. Segundo o executivo, a marca detém participação de 1% no mercado de cervejas premium. Essa categoria responde por 10% do volume de cervejas vendidas no país.
Entre 20% e 25% da cerveja vendida pela Estrella Galicia no Brasil é importada da Espanha, diz Paz. O volume restante é produzido no Brasil em parceria com a empresa Casa di Conti, dona do vermute Contini, sediada em Cândido Mota (SP).
Em julho de 2017, a Estrella Galicia assinou um protocolo de intenções com o governo de Minas Gerais para fazer um investimento de R$ 100 milhões na instalação de uma cervejaria em Poços de Caldas (MG). A unidade seria a primeira da empresa fora da Espanha. A previsão era que a unidade começasse a operar neste ano de 2019.
Em setembro do ano passado, porém, a companhia cancelou o projeto. Paz disse que a Estrella Galicia desistiu de montar a fábrica em Poços de Caldas "por questões empresariais" e não forneceu mais detalhes. Globalmente, a Estrella Galicia optou por investir € 150 milhões na expansão do complexo fabril que possui em La Coruña.
A imprensa espanhola publicou que a companhia iria instalar um novo complexo fabril na cidade de Arteixo, na Galícia. Paz disse que a empresa está estudando a compra de uma área nova em Arteixo, com o propósito de assegurar, para as próximas décadas, uma eventual expansão da cervejaria na região da Galícia.
Paz acrescentou que o protocolo de intenções com o governo mineiro continua válido e que a companhia busca agora outras cidades em Minas para instalar a fábrica. A expectativa é encontrar um novo terreno para construir a unidade fabril ainda neste ano.
A perspectiva da companhia agora é colocar a unidade em operação em 2021. Paz disse que o valor a ser investido pela Estrella Galícia, com recursos próprios, será o mesmo, de R$ 100 milhões. A unidade terá capacidade para produzir 20 milhões de litros de bebidas por ano e deve empregar em torno de 100 pessoas.
"A companhia continua acreditando muito no potencial de desenvolvimento do mercado brasileiro, principalmente na categoria de cervejas premium", afirmou Paz. A Estrella Galicia vende no país cervejas da marca Estrella Galicia e 1906, além das águas premium Magma de Cabreiroá e Cabreiroá.
Neste ano, a companhia começa a vender no país a marca de cerveja artesanal irlandesa O'hara's. Em 2017, a Hijos de Rivera adquiriu 32% de participação na irlandesa Carlow Brewing Company, dona da marca. "A importação dessa marca tem por objetivo complementar nosso portfólio de cervejas premium no Brasil", afirmou Paz.
O executivo disse ainda que a empresa estuda desenvolver cervejas artesanais no Brasil com parceiros. Na Espanha, a empresa desenvolve o projeto Fábrica de Cervezas, no qual desenvolve uma vez por ano edições limitadas de cervejas artesanais.
Sem citar números, o executivo disse que as vendas da Estrella Galicia cresceram no país em 2018 e a expectativa é que haja nova expansão em 2019. "A companhia acredita muito na recuperação econômica do Brasil".
Em 2017, a Estrella Galicia registrou crescimento de 14% em receita, chegando a € 465,5 milhões. A produção cresceu 18%, para 278,8 milhões de litros. O lucro consolidado atingiu € 54,5 milhões, com avanço de 11,5%. A companhia estima ter atingido, no ano passado, receita próxima de € 500 milhões. Em volume, a previsão era fechar 2018 com avanço de 18%, chegando a 400 milhões de litros de cerveja. A companhia vai divulgar os resultados globais de 2018 em março.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05