Assaí puxa crescimento do Grupo Pão de Açúcar
11/01/2019 às 16:31

O Grupo Pão de Açúcar informou nesta sexta-feira que atingiu vendas líquidas de R$ 14 bilhões no quarto trimestre de 2018, alta de 12% sobre o mesmo período do ano anterior. Esse desempenho considera todas as operações do braço alimentar da empresa.

No conceito "mesmas lojas", que inclui apenas pontos em operação há mais de 12 meses, a expansão foi de 6,9%, tanto nas vendas brutas quanto nas vendas líquidas.

No acumulado de 2018, a receita líquida da companhia subiu 10,7%, para R$ 49,4 bilhões. O valor bruto também cresceu 10,7%, para R$ 53,6 bilhões no ano passado.

As vendas líquidas de Extra e Pão de Açúcar (braço de multivarejo) avançaram 3,5% no último trimestre do ano passado, para R$ 7,3 bilhões, e 1,1% em 2018, para R$ R$ 26,5 bilhões.

Maior negócio do grupo, a rede de atacarejo Assaí continuou pelo segundo ano consecutivo liderando o crescimento na empresa -- o negócio se expandiu 24,2% em 2018, com venda líquida de R$ 22,9 bilhões.

O retorno da inflação de alimentos teve efeito positivo no desempenho do Assaí. A companhia deu um dado especificamente sobre dezembro para mostrar sinais de retomada nas vendas. No mês passado, alta foi de 15,4% em vendas totais e de 9,7% em "mesmas lojas".

O grupo informou que seu "portfólio multicanal, multiformato e multi-região e as iniciativas de transformação digital e omnichannel contribuíram para a manutenção do desempenho acima do setor e atingimento dos guidances do ano", segundo comunicado de vendas trimestrais

De acordo com a companhia, houve "continuidade do processo de conversão de Extra Super para Mercado Extra e Compre Bem" e "os dois modelos apresentam crescimentos expressivos pós conversão". As lojas com a bandeira de supermercados Extra começaram a ser transformadas em Compre Bem e Mercado Extra no ano passado. O Mercado Extra subiu 30% e no Compre Bem, a alta foi superior a 50% -- a nota não detalha esses dois números.

A venda on-line do braço alimentar cresceu 63,5% no quarto trimestre, disse o grupo, sem dar valores. As marcas próprias (marcas da redes da empresa) atingiram participação de 11,5% das vendas ao fim de 2018.

Aberturas e fechamentos

Sobre o balanço geral de aberturas e fechamentos de pontos em 2018, concluiu-se as conversões de 12 lojas Extra Super e um Extra Hiper para Compre Bem, totalizando 13 lojas abertas. No trimestre ainda foram realizadas 13 conversões de Extra Super para Mercado Extra.

Em lojas de vizinhança (minimercados) foram fechadas 27 lojas Minimercado Extra e 3 lojas Minuto Pão de Açúcar "que apresentavam performance inferior ao crescimento médio de duplo dígito do formato".

A empresa projeta abrir 15 a 20 unidades de Assaí em 2019 -- foram 18 em 2018.

O GPA fechou 2018 com 1057 lojas.  (Fonte: Valor Econômico)

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080