Expansão do pagamento digital é forte tendência no Brasil, aponta estudo
29/01/2019 às 10:27

Uma pesquisa realizada pela Minsait, empresa espanhola especializada em consultoria de transformação digital, aponta que 2019 pode ser o ano em que o pagamento digital entrará oficialmente para o dia a dia dos brasileiros. Segundo os dados, 56,9% dos consumidores no País têm intenção de usar algum tipo de aplicativo (por exemplo, a carteira virtual) para realizar pagamentos durante este ano.

Essa é uma forte tendência em toda a América Latina. Na Argentina, 53,8% dos consumidores também pretendem testar algum meio virtual de pagamentos; no Chile, o porcentual é de 63% e na Colômbia, 67,8%. Peru (72,7%) e República Dominicana (74,4%) são os destaques nesse sentido.

Atualmente, 27,2% dos consumidores brasileiros declaram usar aplicativos como meio de pagamento em estabelecimentos comerciais e 19,3% afirmam usar soluções online para pagamentos P2P (de pessoa para pessoa).

A força dos cartões

Como aponta a empresa, o espaço para o pagamento digital crescer existe e o mercado oferece grandes oportunidades. No entanto, o maior desafio é superar a confiança que o brasileiro credita aos cartões de débito e crédito.

No cenário latino-americano, o Brasil lidera a frequência de compra com cartões de crédito: 81,6% dos consumidores afirmam usar esse meio “sempre” ou “quase sempre”.

O potencial está online

É possível que o caminho de crescimento para o pagamento digital seja via compras online. Nesse  quadro, o Brasil concentra a terceira maior proporção de compradores online – 94%.

Cerca de 62,7% dos entrevistados brasileiros considera o ambiente online totalmente ou bastante seguro para compras.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080