Uma pesquisa realizada pela Minsait, empresa espanhola especializada em consultoria de transformação digital, aponta que 2019 pode ser o ano em que o pagamento digital entrará oficialmente para o dia a dia dos brasileiros. Segundo os dados, 56,9% dos consumidores no País têm intenção de usar algum tipo de aplicativo (por exemplo, a carteira virtual) para realizar pagamentos durante este ano.
Essa é uma forte tendência em toda a América Latina. Na Argentina, 53,8% dos consumidores também pretendem testar algum meio virtual de pagamentos; no Chile, o porcentual é de 63% e na Colômbia, 67,8%. Peru (72,7%) e República Dominicana (74,4%) são os destaques nesse sentido.
Atualmente, 27,2% dos consumidores brasileiros declaram usar aplicativos como meio de pagamento em estabelecimentos comerciais e 19,3% afirmam usar soluções online para pagamentos P2P (de pessoa para pessoa).
A força dos cartões
Como aponta a empresa, o espaço para o pagamento digital crescer existe e o mercado oferece grandes oportunidades. No entanto, o maior desafio é superar a confiança que o brasileiro credita aos cartões de débito e crédito.
No cenário latino-americano, o Brasil lidera a frequência de compra com cartões de crédito: 81,6% dos consumidores afirmam usar esse meio “sempre” ou “quase sempre”.
O potencial está online
É possível que o caminho de crescimento para o pagamento digital seja via compras online. Nesse quadro, o Brasil concentra a terceira maior proporção de compradores online – 94%.
Cerca de 62,7% dos entrevistados brasileiros considera o ambiente online totalmente ou bastante seguro para compras.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05