O balanço das vendas dos supermercados mineiros aponta um crescimento de 2,98% em 2018, de acordo com o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresas de todo o Estado. O resultado está acima das projeções da entidade elaboradas no início do ano passado, que previam avanço de 2,80%.
Em dezembro, mês de referência da pesquisa, sobre o mesmo mês de 2018, o resultado foi de 2,46%, praticamente coincidindo com as projeções que eram de 2,5%.
Sobre novembro, o desempenho foi de 21,96%, o que é normal para essa comparação que historicamente apresenta crescimento acima dos 20% motivado pelo Natal e final de ano. Esse número poderia até ter sido maior, na casa dos 25%, mas a Black Friday vem se consolidando como uma sazonalidade importante para o setor em novembro, elevando assim a base de comparação do mês.
O resultado em dezembro e todo o ano de 2018 foi influenciado pela ligeira melhora na economia e na recuperação do emprego e da renda do trabalhador durante o ano. Ressaltam-se também a atuação e criatividade das empresas para superar os momentos de restrição de consumo, com promoções no ponto de venda; oferta de produtos condizentes com a mudança no consumo e o constante treinando de equipes para melhorar o atendimento e operação das lojas.
Fatores ligados ao calendário também influenciaram o resultado em dezembro: 31 dias x 30 em novembro; cinco finais de semanas “cheios” contra quatro;
dois feriados em novembro (Finados e Proclamação da República – dias 2 e 15) contra um em dezembro (Natal).
Variação por região - dezembro/18 x novembro/18
Região |
Sobre mês anterior |
Central |
22,51% |
Centro-Oeste |
22,97% |
Norte/Noroeste |
19,88% |
Rio Doce/Jeq. Muc. |
23,12% |
Sul |
22,04% |
Triângulo/A. Paran. |
21,26% |
Z. Mata |
20,17% |
Total MG |
21,96% |
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05