Supermercados mineiros têm crescimento de 2,98% em 2018
13/02/2019 às 14:43

O balanço das vendas dos supermercados mineiros aponta um crescimento de 2,98% em 2018, de acordo com o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresas de todo o Estado. O resultado está acima das projeções da entidade elaboradas no início do ano passado, que previam avanço de 2,80%.     

 

Em dezembro, mês de referência da pesquisa, sobre o mesmo mês de 2018, o resultado foi de 2,46%, praticamente coincidindo com as projeções que eram de 2,5%.

 

Sobre novembro, o desempenho foi de 21,96%, o que é normal para essa comparação que historicamente apresenta crescimento acima dos 20% motivado pelo Natal e final de ano. Esse número poderia até ter sido maior, na casa dos 25%, mas a Black Friday vem se consolidando como uma sazonalidade importante para o setor em novembro, elevando assim a base de comparação do mês.

 

O resultado em dezembro e todo o ano de 2018 foi influenciado pela ligeira melhora na economia e na recuperação do emprego e da renda do trabalhador durante o ano.  Ressaltam-se também a atuação e criatividade das empresas para superar os momentos de restrição de consumo, com promoções no ponto de venda; oferta de produtos condizentes com a mudança no consumo e o constante treinando de equipes para melhorar o atendimento e operação das lojas.

 

Fatores ligados ao calendário também influenciaram o resultado em dezembro: 31 dias x 30 em novembro; cinco finais de semanas “cheios” contra quatro;

dois feriados em novembro (Finados e Proclamação da República – dias 2 e 15) contra um em dezembro (Natal).

 

Variação por região - dezembro/18 x novembro/18

 

Região

Sobre mês anterior

Central

22,51%

Centro-Oeste

22,97%

Norte/Noroeste

19,88%

Rio Doce/Jeq. Muc.

23,12%

Sul

22,04%

Triângulo/A. Paran.

21,26%

Z. Mata

20,17%

Total  MG

21,96%

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080