Nestlé, líder do setor alimentar, fará investimentos de cerca de US$ 100 milhões este ano em seu parque industrial no Brasil, que é seu quarto maior mercado, só atrás dos Estados Unidos, China e França. O vice-presidente para as Américas, Laurent Freixe, disse ao Valor que o montante está em linha com o que vem sendo investido nos negócios do gigante suíço na maior economia da América Latina. “Mesmo na recessão não paramos de investir, porque investimos com vistas a três a cinco anos seguintes”, afirmou.
Freixe confirma que a Nestlé “está sempre aberta” para aquisições no Brasil nas categorias mais atrativas como café, nutrição, água mineral e “petcare”, e nota que há algumas empresas mais regionais no país nesse contexto. Mas o executivo ressalvou que o gigante suíço não está obcecado por aquisições, e considera que em todo caso tem muito investimento a fazer com os negócios já existentes no Brasil.
Para a Nestlé, em 2018 o ambiente comercial continuou difícil no Brasil. As vendas caíram de 4,317 bilhões de francos suíços em 2017 para 3,683 bilhões no ano passado. A queda é de 14,69%. Pesou a desvalorização da moeda brasileira. Em reais, as vendas da Nestlé no Brasil no ano passado registaram queda de 1,89%, para R$ 13,75 bilhões. Em 2017, a multinacional havia vendido R$ 14 bilhões no mercado brasileiro, segundo cálculos do Valor Data. A conversão para reais considerou o câmbio médio dos dois períodos.
Consultada, a Nestlé no Brasil confirmou os valores das vendas em reais. A companhia conseguiu recuperar um crescimento orgânico positivo no segundo semestre no Brasil aumentando preços e teve aceleração de vendas na maioria das categorias de produtos, sobretudo nutrição infantil e confeitaria. A alta de preços mais significativa no ano passado ocorreu por causa da grande variação no custo do leite, segundo Freixe.
Para 2019 a expectativa é mais otimista. “A economia brasileira está em recuperação, tem visão positiva do futuro, haverá mais investimento e mais consumo, e de nossa parte temos confiança na capacidade de gerar mais vendas”, afirmou o executivo. Globalmente, a Nestlé anunciou nesta sexta-feira, 15, crescimento orgânico de 3% em 2018, o melhor resultado em sete anos. O resultado vem de crescimento real interno de 2,5% e aumento de preços de 0,5%. Fonte: Valor Econômico Foto: Internet
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