Grupo Cencosud destaca a história de quem fez carreira em supermercado
02/05/2019 às 10:33

Na quarta-feira, 1º de maio foi comemorado o Dia do Trabalhador e o varejo continua sendo um vasto campo de oportunidades para entrar no mercado e fazer carreira. De quatro empregos gerados, um é criado pelo varejo, maior empregador privado do Brasil, segundo o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV).   

O Grupo Cencosud é o 4º maior supermercadista do país. Em mais de 60 anos de atuação, o Bretas, que faz parte do grupo Cencosud, já foi cenário de muitas histórias de sucesso, como é o caso do gerente regional do Bretas, Luciano Alves de Queiroz. O Bretas foi seu primeiro emprego em 2008, quando assumiu o cargo de repositor de mercearia em Uberlândia (MG).

Com a capacitação oferecida pela própria rede continuou a crescer e hoje é gerente regional. Em poucos meses chegou ao cargo de encarregado e ajudou a abrir uma nova unidade em Pirapora (MG), sua cidade Natal. “Minha vontade era ser gerente de loja. Tentei o processo seletivo três vezes até conseguir”.

Depois de ser aprovado, Luciano se mudou de Estado, e seguiu para o município de Formosa, em Goiás, onde se tornou subgerente da unidade. Depois de muito trabalho em equipe e com entrega de bons resultados, Luciano assumiu uma loja em Goiânia. “Nesse período reverti o quadro negativo e transformei a unidade em uma das melhores da rede”, observa. Há seis meses, o profissional assumiu a gerência regional, no qual é responsável por dez lojas em Goiás. “Ninguém cresce sozinho. Temos que capacitar a equipe que nos cerca. Se a sua equipe entregar um ótimo resultado, automaticamente, meu trabalho também será bom”, reflete.

Outro bom exemplo é de Valter Filho, 39, que ocupa um cargo de liderança na frente de caixa da rede Perini, em Salvador. Há 11 anos na companhia, ele entrou como empacotador, foi promovido a operador de caixa e há seis anos está na função de encarregado na loja. “Desde quando era empacotador eu ajudava na organização de afazeres. Desempenhando essas funções e assumindo novos desafios, fui me desenvolvendo como profissional e aprendendo mais sobre a empresa”, conta.

O conferente Adonias da Silva Lima, de 64 anos, trabalha no GBarbosa há 44 anos, e diz ter orgulho de fazer parte da história do supermercado. “Comecei como empacotador em uma loja do município de Estância (SE). De lá para cá, acompanhei as melhorias da rede, e fico muito feliz em fazer parte da família GBarbosa. Aqui, construí minha vida profissional e pessoal também”, relata com satisfação

A assistente social Cristina do Rosário, 37, tem dez anos de empresa e, nesse tempo, conquistou seu espaço e foi ascendendo, de operadora de caixa a analista de RH do Mercantil Rodrigues. Ela diz que o seu propósito é continuar crescendo profissionalmente. “Quero fazer pós-graduação, possivelmente, em gestão de pessoas ou Libras, inclusive, fiz um curso de 40 horas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela empresa, pois temos muitos deficientes auditivos. Podemos nos desenvolver na rede, há muitas oportunidades. Aqui todos são avaliados pelo seu potencial, interesse e motivação independem da cor da pele”, conclui. 

Para José Ângelo, que trabalha no escritório da Cencosud Brasil como jovem aprendiz, a experiência tem ajudado, inclusive, na escolha da graduação. “Um dos meus planos era estudar Arquitetura, mas depois de entrar na empresa eu passei a cogitar Administração, até para evoluir em minhas habilidades”, conta.

 

Oportunidade

Histórias como essas são muito comuns no varejo, especialmente na Cencosud Brasil, grupo varejista que conta com 130 mil colaboradores em 900 estabelecimentos comerciais nas bandeiras GBarbosa, Perini, Mercantil, Prezunic e Bretas. Para se mensurar, somente no ano passado 1.205 pessoas foram promovidas internamente. A empresa conta com um site para que todos os colaboradores cadastrem seu currículo e recebam diariamente as oportunidades internas de carreira.

De acordo com Jacqueline Fontes, diretora de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da Cencosud Brasil,investimentos em plataforma de capacitação EAD (ensino à distância), Programa de Participação nos Lucros (PPL) e plano de saúde e odontológico a 100% dos colaboradores contribuem para um clima positivo, com profissionais motivados e dedicados. Além disso, todos os colaboradores têm desconto para realizar compras nas lojas do grupo.

“Trabalhar numa empresa que incentiva o crescimento faz a diferença. O primeiro dia de trabalho na Cencosud começa sempre na Loja Formadora, espaço de integração para que a novo colaborador conheça a cultura da empresa que nos mobiliza a fazer o melhor todos os dias. É lá que o novo profissional se capacita para desenvolver bem as suas funções na prática”, explica.

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080