O Magazine Luiza e o Carrefour fecharam um acordo que levará a venda de eletrônicos da rede controlada pela família Trajano a hipermercados do grupo francês no Brasil. A parceria ocorrerá, inicialmente, em duas lojas do Carrefour em São Paulo, e sua expansão para outras unidades ainda será avaliada, a depender dos resultados.
Este modelo de parceria entre grandes redes, envolvendo área de lojas, existe em alguns países da Europa, mas é inédito no Brasil.
Segundo comunicado das companhias ontem, trata-se de um projeto piloto com duração de seis meses, em que o Magazine fará toda a venda de eletrodomésticos e eletroeletrônicos em dois hipermercado do Carrefour, com mercadorias do estoque do Magazine.
A varejista de eletroeletrônicos também será responsável pela "estratégia comercial, disponibilidade de produtos, entrega e gestão das equipes destas categorias", informou no comunicado.
Na unidade do Carrefour no bairro do Limão, zona norte de São Paulo, o espaço com esses produtos será uma área do Magazine Luiza, com o "layout" da rede identificado no espaço aos consumidores. A cadeia de hipermercados afirmou, em nota ao Valor, que é um modelo muito parecido com o chamado "store in store", ou seja, loja de uma marca dentro de outra loja.
No hipermercado localizado no bairro Anália Franco, zona leste, não haverá a exposição da marca do Magazine Luiza, embora os produtos também sejam da rede parceira. Neste ponto de venda na zona leste, o gerente da área será do Magazine, mas os vendedores serão do Carrefour.
Questionadas sobre a divisão de receita e lucro com a venda, as companhias preferiram não comentar. O Magazine poderia, por exemplo, ficar com a receita com a venda e pagar um percentual ao Carrefour, ou o acordo poderia envolver algum valor de locação.
Em 2018, o Carrefour na Polônia fechou acordo com a rede de eletrônicos Mediamarkt, com a abertura de áreas da Mediamarkt em seus hipermercados. A varejista paga aluguel ao Carrefour.
Trata-se de uma das estratégias do plano de reestruturação global do Carrefour, de rentabilizar mais as áreas dos hipermercados. O espaço dessas lojas é visto como subutilizado por alguns analistas, e como varejistas especializadas compram maiores volumes, conseguem melhores preços e, muitas vezes, maiores margens.
O Carrefour afirmou, em teleconferência recente, que as vendas de bens duráveis no Brasil têm tido bons resultados neste ano. "A iniciativa está em linha com a estratégia do Carrefour de acelerar sua transformação digital e fortalecer seu negócio", informou o Carrefour Brasil sobre a parceria.
"Nossa opinião é que a parceria é assertiva e alinhada com o caso da Magazine de se tornar um verdadeiro 'omnichannel'", escreveu o analista da Brasil Plural Andres Estevez, em relatório ontem. "Esperamos uma reação positiva no pregão amanhã [hoje]".
(Fonte: Valor Econômico)
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