Reduzir o uso de sacolinhas de plásticas virou missão no Bretas. Pensando nesse assunto, a rede de supermercado acaba de lançar a campanha “Atitude Sustentável”, que incentiva uma mudança no hábito de consumo entre clientes e colaboradores. A meta é reduzir o uso de sacolinhas plásticas, substituindo por sacolas retornáveis e caixas de papelão. Os colaboradores das lojas que registrarem a maior queda do consumo de sacolas plásticas ganham vale-compras.
Nos últimos três anos, milhões de sacolas plásticas deixaram de ser utilizadas e mais de 200 mil sacolas retornáveis foram vendidas pela rede que atua em Goiás e Minas Gerais. Cada sacola retornável representa uma economia de até seis sacolas plásticas por semana.
As sacolas retornáveis têm inúmeras vantagens: são ecologicamente corretas, feitas de ráfia, mais resistentes, suportam até 15 quilos, duram em média seis anos, não poluem o meio ambiente e sempre voltam para o carrinho de compras.
Os desenhos da coleção são originais, assinados por artistas brasileiros ligados à arte de rua e são vendidas por R$ 3,99. A cada unidade comercializada R$ 0,20 são destinados à manutenção do Instituto GBarbosa, que oferece ações para melhoria da qualidade de vida para pessoas acima de 50 anos.
No caixa todos os clientes são questionados se preferem levar a compra em sacolas retornáveis. Caso não aceitem, os colaboradores oferecem então caixas de papelão, que são gratuitas e estão sempre limpas e montadas na frente do caixa, incentivando o transporte sustentável das mercadorias até as residências. Esta atitude contribui com a preservação do meio ambiente, afinal, as sacolas plásticas são responsáveis por 10% de todo o lixo produzido mensalmente no Brasil e levam até um século para se decompor.
Colaboradores
Para chamar a atenção dos clientes, a criatividade entra em ação na exposição das sacolas retornáveis. Cartazes e decorações diferenciadas com as ecobags são as ferramentas de marketing em prol da conscientização. Segundo Pablo Rios, diretor de Operações do Bretas, a campanha é uma forma de mudar o hábito das pessoas.
“Chegamos ao terceiro ano da campanha e é possível acompanhar o aumento expressivo da participação dos clientes e colaboradores com a causa. Os números comprovam que a ação dá ótimos resultado. Os colaboradores entram no clima e criaram cartazes com dicas de sustentabilidade e deixam a loja mais alegre e decorada. É muito gratificante ver que, por meio de pequenas ações, conseguimos mudar o comportamento de milhares de pessoas”, revela o executivo.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05