O Grupo Carrefour assinou um acordo para vender 80% de suas operações na China para a varejista chinesa Suning.com, conforme comunicado divulgado ontem.
A transação em dinheiro valendo € 620 milhões deve estar concluída até o fim do ano. Em valor de mercado, o negócio avalia o Carrefour China em € 1,4 bilhão.
O acerto já tem a aprovação do conselho do Carrefour, mas ainda depende da aprovação das autoridades reguladoras da China, que devem dar seu parecer no fim de 2019. O grupo francês vai reter uma participação de 20% no negócio e dois dos sete assentos no conselho de supervisão do Carrefour China.
Assim como outras varejistas européias, o Carrefour está reduzindo sua presença na China em meio à mudança crescente pelas compras on-line, que favorecem gigantes como TMall, do Alibaba, e JD.com.
Vale notar que o Carrefour, que opera 210 hipermercados e 24 lojas de conveniência na China, está presente naquele país desde 1995. Em 2018, as atividades chinesas do grupo francês geraram vendas líquidas de € 3,6 bilhões. No mundo, a rede francesa tem 12 mil lonas. A Suning.com, por sua vez, opera uma rede de 8.881 lojas em mais de 700 cidades e comanda a terceira maior plataforma de comércio eletrônico do país asiático. (Fonte: Valor Econômico)
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05